Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar

Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021

Você, farmacêutico, já pensou em ser um especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar, um profissional focado na saúde do paciente, garantindo o uso racional de medicamentos?

Segundo pesquisa realizada em 2018 pelo ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, “no Brasil, 79% das pessoas com mais de 16 anos admitiam tomar medicamentos sem prescrição médica ou farmacêutica”. E o percentual é o maior desde que a pesquisa começou, em 2014, quando os números diziam que 76,2% se automedicavam, e em 2016, 72%.

Em decorrência disso, recente estudo realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), afirma que a automedicação faz três vítimas por hora, ficando em quinto lugar entre as principais circunstâncias de intoxicação por medicamentos.

Diante de tais riscos, faz-se ainda mais necessário ressaltarmos a importância da atenção farmacêutica e a orientação de um profissional de saúde no auxílio ao paciente sobre o uso de qualquer medicamento.

Desta forma, buscando formar profissionais capacitados, a Pós-Graduação FVJ apresenta o curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar, que teve aula inaugural realizada no último sábado, dia 27, ministrada pela Professora Mestra em Ciências Farmacêuticas, Vanessa Fernandes Vieira.

“A aula inaugural da professora Vanessa Fernandes foi bem esclarecedora, principalmente para profissionais que estão na dúvida entre farmácia hospitalar e comunitária. Pois muitas vezes deixamos até oportunidades passar por insegurança em determinada área da nossa profissão. A farmácia clínica une essas duas grandes áreas da Farmácia, ambas com o mesmo propósito: de melhoria da farmacoterapia, observando interações, posologias e melhorando o plano terapêutico do paciente. Sei que essa pós-graduação vai ser mais uma ferramenta para nos sentirmos mais seguros em nossas decisões como profissionais de saúde”, ressaltou a aluna Liana de Sousa Silva.

Palestrante e pesquisadora em saúde, Vanessa Vieira é responsável pelos treinamentos e apoio em Serviços Farmacêuticos Clinic Farma da Pague Menos, tem experiência em Etnobotânica, Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica, e mantém uma estimulante colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições acadêmicas do Ceará e nacionais.

“As boas-vindas aos novos alunos ficou por conta da Mestra Vanessa Fernandes, que compartilhou suas reais experiências e esforços da prática de sua jornada, além de alertar sobre a importância de saber quais espaços os farmacêuticos podem e devem ocupar. Espero, através da pós, aprofundar meu conhecimento na área clínica, meu atual campo de atuação”, pontuou a pós-graduanda Dayanne Sena Silva.

Para Ariel Mylene Moreira, aluna da especialização, a aula foi bastante esclarecedora sobre o conteúdo que será abordado durante o curso: “Achei a aula muito produtiva, de início já deu pra ter uma noção de alguns pontos que vão ser abordados no decorrer da especialização. Torço muito para que todas as aulas sejam bastante produtivas, que tenham principalmente como foco situações que nos ajudem na vida profissional. Tenho certeza que vai ser uma experiência incrível e que vai vir para somar ainda mais na vida de nós farmacêuticos.”

Além de orientar o uso racional de medicamentos, o especialista qualificado nessa área também está apto a interpretar exames laboratoriais e verificar se os medicamentos prescritos pelos médicos respeitam os aspectos técnicos e legais.

E você, já imaginou ser um farmacêutico especializado na área de medicação, promovendo a qualidade no cuidado e segurança do paciente?

Conheça o curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar. Abrace novas oportunidades e expanda seus conhecimentos com a Pós FVJ!

Especialize-se com a MELHOR!

Matrículas abertas e com descontos especiais! Venha para a PÓS FVJ – APRENDER FAZENDO.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022