Prevenção à gravidez na Adolescência: Um espaço para atuação do(a) Assistente Social

No último dia 04, aconteceu uma roda de conversa sobre a prevenção da gravidez na adolescência realizado pelas estagiárias do 7° período do Curso de Serviço Social no Colégio Municipal de Aracati.
11 de abril de 2017

No último dia 04, aconteceu uma roda de conversa sobre a prevenção da gravidez na adolescência realizado pelas estagiárias do 7° período do Curso de Serviço Social no Colégio Municipal de Aracati, localizado na Rua Padre Pacheco, Bairro Várzea da Matriz.

A roda de conversa faz parte do Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado II e III das estagiárias Carmen Kelly Antunes e Juliana Sabino da Rocha. A problemática da pesquisa foi verificada através de algumas visitas ao Hospital e Maternidade Santa Luiza de Marilac, especializado em atendimento obstétrico e pediátrico. Assim, como também ao Colégio Municipal de Aracati, onde se confirmou que essa problemática faz parte do contexto escolar atual, sendo cada vez mais constante a gravidez na adolescência.

O Projeto trouxe uma maior possibilidade de esclarecimentos junto às adolescentes sobre as questões de gênero, abrindo discussões sobre as relações afetivo-sexuais, métodos anticoncepcionais para a saúde da mulher como um todo, com vistas a evitar o abandono escolar.

Ação contou ainda com a participação da Enfermeira Mayara Regia Martins Nunes, especialista em obstetrícia que enriqueceu o diálogo voltando sua fala para explicar os mais variados tipos e métodos de prevenir uma gravidez não planejada, principalmente nessa faixa etária da vida, que é o início da adolescência. Assim como também tirou dúvidas básicas sobre o ciclo menstrual deixando as meninas bem a vontade para fazer perguntas e tirar as dúvidas.

Dessa forma, destaca-se a relevância do referido projeto de intervenção e as conexões profissionais já feitas com a rede de saúde e de assistência social local.  

Visualizar galeria
NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021