Organizado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, Governo do Estado do Ceará, Instituto Maria da Penha, Ordem dos Advogados do Ceará e Instituto Aliança com o Adolescente, fora realizado no Auditório Castelo Branco – Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, o primeiro Seminário Internacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher: Violência Doméstica e Tráfico de Pessoas.
O Pró-Mulher da FVJ participou, nos dias 06 e 07 de outubro, do referido evento. Representando o Pró-Mulher, Conselho Municipal da Mulher de Aracati e Litoral Leste do Ceará, estavam: Keliane Amaral, Vanessa Ramos e Wilsiliana Silva, bem como a Coordenadora do curso de Serviço Social e Supervisora de Estágio, Ângela Tavares Madeiro.
Este Seminário teve como principal palestrante a Dra. Ludy Green, autora do livro “Ending Domestic Violence Captivity: A Guide to Economic Freedom”. Ela defende que, através do empoderamento financeiro, a mulher em situação de violência pode libertar-se do agressor. A mesma ainda argumenta que deve ser por meio de Legislações e Políticas Públicas a principal forma de combater a violência contra mulher.
Vale salutar a importância sobre essa questão no que se refere a Legislação, que o principal avanço no Brasil se dera com a Lei Maria da Penha, que protege mulheres em situação de violência, seja esta de qualquer opção sexual. A Lei Maria da Penha é um marco na história de luta para a emancipação da Mulher.