No Brasil a Lei no 12.319 de 1° de setembro de 2010 é responsável pela regulamentação do exercício da profissão de Tradutor e Intérprete da língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Este profissional tem a competência para realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa.
Neste sentido, uma das principais atribuições do profissional Tradutor e Intérprete em LIBRAS é efetuar a comunicação entre surdos/ouvintes, surdos/surdos, surdos/surdos-cegos, surdos/cegos e ouvintes, por meio da LIBRAS para a língua portuguesa oral e vice-versa; além de atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos.
Reconhecendo a importância deste profissional e também acolhendo as diretrizes da Lei no 12.146 de 06 de julho de 2015 que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil, a Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) realizou no dia 08/02/2019 o processo seletivo para realização de futuras contratações e cadastro de reserva para ampliar a equipe de intérprete em LIBRAS atuando a parceria com o corpo docente da instituição.
Nas imagens abaixo podemos ver registros dos candidatos nas etapas do processo seletivo que realizou entrevistas individuais, interpretação/tradução em LIBRAS e processo de grupo, assim como a análise do currículo e experiências profissionais de cada candidato como forma de compor o perfil desejado para futuras contratações.
Mais uma vez parabenizamos o NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA FVJ que segue SEDIMENTANDO ESPAÇOS E GARANTIAS DE DIREITOS PARA A COMUNIDADE SURDA DA REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE.
Uma instituição inclusiva é o espelho de uma sociedade que percebe as diferenças como eixo propulsor de um ensino superior de qualidade e verdadeiramente cidadão!