Professor da FVJ tem trabalho publicado em periódico internacional

Tiago dos Santos Nascimento é professor da FVJ das disciplinas de Fisiologia, Neurociências e Biologia Celular dos cursos da área da saúde
13 de novembro de 2019

O Professor Tiago dos Santos Nascimento teve trabalho, intitulado “Monoterpenoid terpinen-4-ol inhibits voltage-dependent Na+ channels of small dorsal ganglia neurons”, publicado na Chemico-Biological Interactions (ISSN 0009-2797), periódico internacional classificado pelo Sistema Qualis CAPES (A1 a B1) e com fator de impacto superior a 3 pontos.

O terpinen-4-ol (4TERP) ou 4-Carvomenthenol é um metabólito secundário presente em óleos essenciais de plantas aromáticas usadas comumente na medicina popular. Na literatura, trabalhos demonstram que possui baixa toxicidade e propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antineoplásica.

Em trabalhos anteriores, o Professor Tiago e colaboradores reportaram que essa substância também possui efeito depressor da atividade neuronal. No entanto, apesar do seu amplo uso comercial e popular e potencialidade terapêutica, o 4TERP permanecia com seu mecanismo de ação sobre excitabilidade celular apenas parcialmente elucidado.

Na presente investigação, pela utilização de elaboradas técnicas eletrofisiológicas, foi descoberto que essa substância inibe de maneira dependente de concentração canais de Na+ dependentes de voltagem por mecanismo que envolve o bloqueio do poro e frequência de estimulação do canal. Esses canais são as principais proteínas de membrana responsáveis pela geração do impulso elétrico nos neurônios.

Tiago dos Santos Nascimento, graduado em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre Acadêmico em Ciências Fisiológicas e Doutor em Biotecnologia pela mesma Universidade, é professor da FVJ das disciplinas de Fisiologia, Neurociências e Biologia Celular dos cursos da área da saúde. Há aproximadamente 6 anos tem suas pesquisas aceitas e publicadas em outros periódicos internacionais (qualis maior igual a B2), tais como:
– Journal Natural Products (ISSN 1520-6025);
– Inflammation Research (ISSN 1420-908X);
– European Journal of Pharmacology (ISSN 0014-2999);
– Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology (ISSN 1440-1681).

Visualizar galeria
UniJaguaribe e Sesc se mobilizam para o Dia do Desafio 2022 Encontro aconteceu na noite de ontem, 11 de maio
12 de maio de 2022
Alunos de Administração recebem 1° e 2° lugares no Desafio StartUp Sebrae Divulgação do resultado da primeira fase ocorreu ontem, dia 05 de maio
6 de maio de 2022
Reitoria da UniJaguaribe participa do XIV CBESP em Santa Catarina Serão três dias de imersão e networking, entre os dias 5 a 7 de maio, na cidade de Florianópolis
6 de maio de 2022