Profissionais da área da saúde realizam Conferência Regional de Saúde na FVJ

Encontro antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde
23 de maio de 2019

Na última terça (21), foi realizado na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ encontro referente a uma das etapas regionais que antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O ano de 2019 é o ano das conferências, de janeiro até 15 de abril foi realizado a etapa municipal, portanto, 184 municípios do estado do Ceará promoveram conferências municipais e pré-conferências nas suas unidades de saúde. Agora está sendo realizada a etapa regional, contando com 22 conferências regionais no Estado do Ceará. No mês de julho, dia 11 e 12, acontecerá a etapa estadual em Fortaleza.

“Para nós que fazemos parte da Coordenadoria Regional de Saúde do Estado da 7ª Região é muito importante esse momento, fazendo um resgate de uma temática que foi debatida em 1986 na 8ª Conferência Nacional de Saúde, e nós resgatamos a mesma temática para verificar como está sendo implementado o SUS que nós queremos de acordo como ele foi desenhado, já baseado na Constituição de 88”, ressaltou Gláucia Porto de Freitas da Costa, Coordenadora da 7ª CRES/Aracati.

Entre alguns assuntos debatidos, o encontro contou com uma apresentação sobre o “Diagnóstico e Contextualização da Saúde no Âmbito da 7ª Região de Saúde/Aracati”, tendo como expositora a Gláucia Porto, e uma palestra sobre “Os Desafios de Garantir os Direitos Constitucionais do SUS”, que trouxe como palestrante Reginaldo Alves das Chagas.

“Enquanto Coordenadora da Regional de Saúde dessa região, a gente trouxe um panorama dos indicadores de saúde, os principais indicadores, sinalizando principalmente as fragilidades, os piores indicadores, no que diz respeito à taxa de mortalidade materno, taxa de mortalidade infantil, as principais internações hospitalares, quais as principais causas, e também um panorama da rede assistencial que a gente tem, com quais equipamentos a gente conta, tanto na atenção primária da saúde, quanto na atenção secundária, quanto as nossas referências de atenção terciária”, explicou Gláucia.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, acontecerá em Brasília, de 4 a 7 de agosto, reunindo milhares de pessoas num momento importante para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Visualizar galeria
Visita da Secretária de Saúde de Aracati ao campus da FVJ Encontro ocorreu na manhã de hoje (21).
21 de setembro de 2021
II CEFS e suas contribuições para as discussões sobre o profissional de Educa... Evento aconteceu entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro, em modalidade híbrida.
17 de setembro de 2021