Profissionais da área da saúde realizam Conferência Regional de Saúde na FVJ

Encontro antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde
23 de maio de 2019

Na última terça (21), foi realizado na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ encontro referente a uma das etapas regionais que antecede a 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O ano de 2019 é o ano das conferências, de janeiro até 15 de abril foi realizado a etapa municipal, portanto, 184 municípios do estado do Ceará promoveram conferências municipais e pré-conferências nas suas unidades de saúde. Agora está sendo realizada a etapa regional, contando com 22 conferências regionais no Estado do Ceará. No mês de julho, dia 11 e 12, acontecerá a etapa estadual em Fortaleza.

“Para nós que fazemos parte da Coordenadoria Regional de Saúde do Estado da 7ª Região é muito importante esse momento, fazendo um resgate de uma temática que foi debatida em 1986 na 8ª Conferência Nacional de Saúde, e nós resgatamos a mesma temática para verificar como está sendo implementado o SUS que nós queremos de acordo como ele foi desenhado, já baseado na Constituição de 88”, ressaltou Gláucia Porto de Freitas da Costa, Coordenadora da 7ª CRES/Aracati.

Entre alguns assuntos debatidos, o encontro contou com uma apresentação sobre o “Diagnóstico e Contextualização da Saúde no Âmbito da 7ª Região de Saúde/Aracati”, tendo como expositora a Gláucia Porto, e uma palestra sobre “Os Desafios de Garantir os Direitos Constitucionais do SUS”, que trouxe como palestrante Reginaldo Alves das Chagas.

“Enquanto Coordenadora da Regional de Saúde dessa região, a gente trouxe um panorama dos indicadores de saúde, os principais indicadores, sinalizando principalmente as fragilidades, os piores indicadores, no que diz respeito à taxa de mortalidade materno, taxa de mortalidade infantil, as principais internações hospitalares, quais as principais causas, e também um panorama da rede assistencial que a gente tem, com quais equipamentos a gente conta, tanto na atenção primária da saúde, quanto na atenção secundária, quanto as nossas referências de atenção terciária”, explicou Gláucia.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, acontecerá em Brasília, de 4 a 7 de agosto, reunindo milhares de pessoas num momento importante para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022