Profissões em Alta

Estudo mostra Psicologia, Direito e Pedagogia como cursos mais procurados e promissores.
5 de junho de 2018

Estudo mostra Psicologia, Direito e Pedagogia como cursos mais procurados e promissores

 

 

No atual cenário da sociedade, em meio a crises, ansiedades e turbulências do dia a dia, os jovens estão procurando cada vez mais se profissionalizar em áreas que envolvem o comportamento humano e social. Dados recentes, publicados pelo jornal O Estado de São Paulo tendo como base o Senso do Ensino Superior de 2012 a 2016, apontam que Direito (que avançou 14,5%), Pedagogia (19,7%) e Psicologia estão entre os cursos mais procurados, sendo que a busca por este último cresceu 25,8%, segundo o Censo da Educação Superior.

“Para especialistas de entidades que representam o setor, o aumento na procura dos jovens pelo curso é um reflexo do momento conturbado vivido pelo País, com problemas políticos, econômicos e sociais”, destacou Isabela Palhares em matéria do Estadão. Enquanto instituição de ensino superior é preciso que agucemos cada vez mais nossos olhares para esses novos cenários que vão se formando, bem como estejamos atentos às necessidades no que diz respeito à relação demanda-oferta.

“Diante dessa conjuntura, o curso de Psicologia da FVJ possibilita uma formação crítica e comprometida com o social. Fundamentando-se nas diretrizes curriculares nacionais e nas demandas sociais do Brasil, especificamente do Vale do Jaguaribe, promovendo espaços de reflexão entre os alunos, ampliando as suas visões para a realidade do cotidiano”, elencou o coordenador do curso de Psicologia, José Pereira Maia Neto.

A Faculdade do Vale do Jaguaribe traz em seu leque de cursos de graduação esses três mencionados no estudo. Pedagogia é um curso que se faz presente desde o início da instituição, ao longo desses 18 anos, formando licenciados capacitados para a promoção da educação de qualidade; Direito é um curso que vem a cada dia se destacando, seja pelo número de aprovados na OAB, bem como pelo número expressivo de atendimentos feitos a partir do Núcleo de Praticas Jurídicas; e Psicologia, ainda que seja um curso recente, já galga seus primeiros passos na transformação de vidas, a exemplo do Programa “Incluindo a Gente”, em parceria com a Secretaria de Educação de Icapuí, que tem como meta realizar o acompanhamento de pessoas com deficiência, na busca de inserção destas no convívio social.

Uma novidade nas tendências: enquanto cursos de Psicologia, Direito e Pedagogia têm um crescimento vertiginoso na casa dos dois dígitos, as Engenharias no período cresceram apenas 1,2% em ingresso de novos alunos, o que denota uma queda de expectativas ante um mercado desaquecido pela alta oferta diante de baixa demanda.

FVJ – Sempre se renovando e em dia com a missão de formar líderes!

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022