Projeto DAVID avança na criação e promoção do ambiente digital na região

Em setembro deste ano o projeto DAVID formalizou a parceria com a EMBRAPII, empresa que auxilia no desenvolvimento de tecnologia e projetos e que agora caminha juntamente conosco rumo ao desenvolvimento deste, em uma interação que envolve as entidades FVJ, IVJ, Antelo, IFCE e Sebrae.
27 de dezembro de 2017

 

Em setembro deste ano o projeto DAVID formalizou a parceria com a EMBRAPII, empresa que auxilia no desenvolvimento de tecnologia e projetos e que agora caminha juntamente conosco rumo ao desenvolvimento deste, em uma interação que envolve as entidades FVJ, IVJ, Antelo, IFCE e Sebrae. O DAVID desenvolve, o IFCE entra como parceiro e o EMBRAPII entra como meio financiador, bem como o Sebrae.

Atualmente o Projeto está com uma equipe já trabalhando tanto no IFCE quanto aqui dentro da FVJ. Essa equipe é composta por 17 participantes, 6 membros da faculdade e 11 pessoas do IFCE, entre professores e alunos que são bolsistas dentro do projeto. “Esse projeto vai ter duração de 12 meses, já estamos no terceiro mês, onde atualmente estamos evoluindo nas ferramentas de software e também na parte de hardware. As frentes de trabalho já estão em andamento. Nos reunimos semanalmente com as equipes para alinharmos as demandas, cada equipe trabalha individualmente e em alguns momentos de forma conjunta”, explica Jeziel Lins, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da FVJ.

Dentro do cronograma há as macro entregas e a primeira já foi realizada agora em dezembro, que é o planejamento do projeto. “Nesse momento estamos finalizando a segunda macro entrega que é a modelagem do banco de dados e arquiteturas de hardware possíveis para essa aplicação, todos os detalhes, com alguns testes para que possamos fazer o segundo entregável agora no mês de janeiro”, complementou o coordenador.

Sobre o Teach Touch 2.0, ferramenta oriunda do David e com a qual eles estão trabalhando, Jeziel elenca: “Tem como inovação a questão da automação da frequência, onde o professor não precisa fazer a chamada oral dos alunos, ele simplesmente irá entrar na sala de aula e registrar a frequência dele no equipamento utilizando um crachá equipado com uma TAG RFID e os alunos também de forma individual irão registrar suas frequências. Além dessa inovação, teremos também a implantação de metodologia ativas dentro do ambiente, iremos conseguir gameficar a aula, criando dinâmicas, utilizando a tecnologia, games, jogos de competição interna, sala de aula invertidas e etc. É um produto de software com tecnologia da FVJ que vai ser comercializado para qualquer instituição de ensino. É importante que ao final do projeto tenhamos um produto comercializável gerando assim resultados para nossas região”, finalizou ele. 

UniJaguaribe recebe evento internacional de Cinofilia Competição da raça PitBull aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto
29 de agosto de 2022
Bem-vindos ao semestre 22.2! Início das aulas dos veteranos aconteceu no dia 08 de agosto e dos veteranos na última segunda-feira, 15.
19 de agosto de 2022
Jaguar Esporte Clube Canoa Quebrada recebe uniformes do IVJ/UniJaguaribe Projeto recebeu novos uniformes na noite da última segunda-feira, dia 01 de agosto
4 de agosto de 2022