Projeto de Intervenção Gravidez na Adolescência: Possíveis consequências de uma gravidez indesejada da adolescência

Projeto de Intervenção Gravidez na adolescia: Possíveis consequências de uma gravidez indesejada da adolescência. Foi construído pelas alunas do 7º período, Camila, Mariana e Marianne, do Curso de Serviço Social, tendo como coordenadora de curso a Professora Ms. Ângela Tavares Madeiro e orientador de estágio supervisionado, o Professor Ms. Henry Simon.
19 de setembro de 2016

Abordar a gravidez na adolescência é algo delicado. Implica em uma série de fatores que vai além do físico, como o social, o psicológico e o econômico. A adolescência é aquela fase em que o jovem ainda está se descobrindo, seja consigo mesmo, com seu corpo ou com o mundo. E a jovem que engravida logo nesta fase acaba precocemente antecipando algo que irá interferir em toda sua vida dali por diante.


Dessa forma, idealizou-se o Projeto de Intervenção Gravidez na adolescência: Possíveis consequências de uma gravidez indesejada da adolescência.  Foi construído pelas alunas do 7º período, Camila, Mariana e Marianne, do Curso de Serviço Social, tendo como coordenadora de curso a Professora Ms. Ângela Tavares Madeiro e orientador de estágio supervisionado, o Professor Ms. Henry Simon. As alunas são acompanhadas pelas assistentes sociais da Casa de Extensão do Curso de Serviço Social, Lana Michelle e Iolanda Eduardo, e através de observações realizadas nas primeiras capacitações de DH realizadas na Escola Antônio Monteiro, no bairro do Pedregal, identificaram que gravidez indesejada permeia esse contexto social escolar.


O projeto tem como objetivo geral levar para os alunos um tema comum, mas, polêmico, com o intuito de provocar junto a eles e elas uma relação de confiança para que possam participar da discussão sem receio ou constrangimento. Foram feitos três encontros na escola Antônio Monteiro sendo dividido entre os dois 8º e um 9º ano e a convite da escola levamos a explanação do projeto para a turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos).


A dinâmica de aplicação do projeto se deu através de uma dramatização: de abertura, uma rápida peça teatral idealizada pela assistente social, Iolanda Eduardo, que retrata um trio de adolescentes onde o “Zé”, interpretado pela estudante Camila, seduz uma de suas amigas, interpretada pela estudante Marianne. A jovem é apaixonada pelo mesmo e se deixa levar por esse “amor”, segura dos sentimentos de “Zé” passam uma noite juntos o que resulta em uma gravidez indesejada. O segundo momento da apresentação é através de slides, estes são bastante lúdicos e de fácil compreensão. Posterior a isso é passado a fala para os estudantes, que interagem bastante colocando dúvidas e o que já conhecem sobre o assunto. Com a presença também dos profissionais de saúde, a enfermeira Maristela, que juntamente com sua equipe abrilhantou a intervenção.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024