Projeto do Curso de Psicologia promove sessão de cinema

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou".
26 de abril de 2017

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou”

 

O Cine PSI nasceu da necessidade de se trabalhar com a Psicologia de um modo que fosse além das aulas expositivas dentro de sala. O professor do curso José Pereira Maia Neto, sobre a idealização do projeto, falou: “Fui pensando nessa ideia de dialogar diferentes áreas da psicologia com o cinema, que a partir do lúdico a gente compreende uma possibilidade de aprendizado que vai se aproximar mais de uma eficácia nesse processo de ensino-aprendizagem”.

A ideia do Cine PSI é que seja um projeto que ocorra mensalmente e  aberto ao público, para exatamente aproximar as pessoas de temas relacionados área, de forma dinâmica. Especialistas são convidados para debater após os filmes, com o objetivo de discutir temas do cotidiano e aprofundar as teorias psicológicas do curso.

Esta primeira sessão contou com o filme “Quando Nietzche Chorou”, que trata do encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Na história, a pedido de uma amiga de Nietzsche, preocupada com suas tendências suicidas, Breuer concorda em tratá-lo sem que ele saiba, para isso, utiliza a embrionária técnica da Psicanálise.

A análise do filme foi feita pela psicanalista Estéfanni Mairla Alves, que é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2017), graduada em Psicologia e Especialista em Saúde Mental. “Todas as formas de arte para a Psicologia são extremamente importante e atualmente o cinema é uma que mobiliza muito as pessoas. Então, propor um filme que discuta as teorias psicológicas tanto torna a aula mais rica, como há a possibilidade do aluno ver como aqueles conceitos e teorias ensinados em sala de aula se desenvolve no dia-a-dia.”

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FVJ, Carla Dornelles: “Por meio desse espelho tão especial que é o cinema, as sessões do Cine PSI contarão com convidados tecendo reflexões críticas acerca do tema abordado no filme, buscando alcançar a pluralidade não só dos temas analisados, mas também das abordagens teóricas e campos de atuação dos convidados”.

Visualizar galeria
Visita da Secretária de Saúde de Aracati ao campus da FVJ Encontro ocorreu na manhã de hoje (21).
21 de setembro de 2021
II CEFS e suas contribuições para as discussões sobre o profissional de Educa... Evento aconteceu entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro, em modalidade híbrida.
17 de setembro de 2021