Projeto do Curso de Psicologia promove sessão de cinema

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou".
26 de abril de 2017

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou”

 

O Cine PSI nasceu da necessidade de se trabalhar com a Psicologia de um modo que fosse além das aulas expositivas dentro de sala. O professor do curso José Pereira Maia Neto, sobre a idealização do projeto, falou: “Fui pensando nessa ideia de dialogar diferentes áreas da psicologia com o cinema, que a partir do lúdico a gente compreende uma possibilidade de aprendizado que vai se aproximar mais de uma eficácia nesse processo de ensino-aprendizagem”.

A ideia do Cine PSI é que seja um projeto que ocorra mensalmente e  aberto ao público, para exatamente aproximar as pessoas de temas relacionados área, de forma dinâmica. Especialistas são convidados para debater após os filmes, com o objetivo de discutir temas do cotidiano e aprofundar as teorias psicológicas do curso.

Esta primeira sessão contou com o filme “Quando Nietzche Chorou”, que trata do encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Na história, a pedido de uma amiga de Nietzsche, preocupada com suas tendências suicidas, Breuer concorda em tratá-lo sem que ele saiba, para isso, utiliza a embrionária técnica da Psicanálise.

A análise do filme foi feita pela psicanalista Estéfanni Mairla Alves, que é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2017), graduada em Psicologia e Especialista em Saúde Mental. “Todas as formas de arte para a Psicologia são extremamente importante e atualmente o cinema é uma que mobiliza muito as pessoas. Então, propor um filme que discuta as teorias psicológicas tanto torna a aula mais rica, como há a possibilidade do aluno ver como aqueles conceitos e teorias ensinados em sala de aula se desenvolve no dia-a-dia.”

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FVJ, Carla Dornelles: “Por meio desse espelho tão especial que é o cinema, as sessões do Cine PSI contarão com convidados tecendo reflexões críticas acerca do tema abordado no filme, buscando alcançar a pluralidade não só dos temas analisados, mas também das abordagens teóricas e campos de atuação dos convidados”.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022