Projeto do Curso de Psicologia promove sessão de cinema

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou".
26 de abril de 2017

Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou”

 

O Cine PSI nasceu da necessidade de se trabalhar com a Psicologia de um modo que fosse além das aulas expositivas dentro de sala. O professor do curso José Pereira Maia Neto, sobre a idealização do projeto, falou: “Fui pensando nessa ideia de dialogar diferentes áreas da psicologia com o cinema, que a partir do lúdico a gente compreende uma possibilidade de aprendizado que vai se aproximar mais de uma eficácia nesse processo de ensino-aprendizagem”.

A ideia do Cine PSI é que seja um projeto que ocorra mensalmente e  aberto ao público, para exatamente aproximar as pessoas de temas relacionados área, de forma dinâmica. Especialistas são convidados para debater após os filmes, com o objetivo de discutir temas do cotidiano e aprofundar as teorias psicológicas do curso.

Esta primeira sessão contou com o filme “Quando Nietzche Chorou”, que trata do encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Na história, a pedido de uma amiga de Nietzsche, preocupada com suas tendências suicidas, Breuer concorda em tratá-lo sem que ele saiba, para isso, utiliza a embrionária técnica da Psicanálise.

A análise do filme foi feita pela psicanalista Estéfanni Mairla Alves, que é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2017), graduada em Psicologia e Especialista em Saúde Mental. “Todas as formas de arte para a Psicologia são extremamente importante e atualmente o cinema é uma que mobiliza muito as pessoas. Então, propor um filme que discuta as teorias psicológicas tanto torna a aula mais rica, como há a possibilidade do aluno ver como aqueles conceitos e teorias ensinados em sala de aula se desenvolve no dia-a-dia.”

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FVJ, Carla Dornelles: “Por meio desse espelho tão especial que é o cinema, as sessões do Cine PSI contarão com convidados tecendo reflexões críticas acerca do tema abordado no filme, buscando alcançar a pluralidade não só dos temas analisados, mas também das abordagens teóricas e campos de atuação dos convidados”.

Visualizar galeria
FVJ apresenta LETRAS E PEDAGOGIA EM FOCO 2021 Evento aconteceu em 20 e 21 de maio, com debates pertinentes para a profissão docente no contexto atual
22 de maio de 2021
A FVJ, o Brasil e o mundo relatam: memórias de uma pandemia no século XXI Publicação conta com a participação da professora e antropóloga Dra. Abda Medeiros (integrante do NEACS), as ex- monitoras e graduandas em Enfermagem Renaly ...
21 de maio de 2021
Instituto Vale do Jaguaribe e Associação Cultural Canoa Criança celebram Conv... Com a parceria, o Jaguar Sport Clube amplia sua atuação para a comunidade de Canoa Quebrada
18 de maio de 2021