Ontem (25), o curso apresentou seu mais novo projeto, o Cine PSI, tendo como primeiro filme em cartaz “Quando Nietzche Chorou”
O Cine PSI nasceu da necessidade de se trabalhar com a Psicologia de um modo que fosse além das aulas expositivas dentro de sala. O professor do curso José Pereira Maia Neto, sobre a idealização do projeto, falou: “Fui pensando nessa ideia de dialogar diferentes áreas da psicologia com o cinema, que a partir do lúdico a gente compreende uma possibilidade de aprendizado que vai se aproximar mais de uma eficácia nesse processo de ensino-aprendizagem”.
A ideia do Cine PSI é que seja um projeto que ocorra mensalmente e aberto ao público, para exatamente aproximar as pessoas de temas relacionados área, de forma dinâmica. Especialistas são convidados para debater após os filmes, com o objetivo de discutir temas do cotidiano e aprofundar as teorias psicológicas do curso.
Esta primeira sessão contou com o filme “Quando Nietzche Chorou”, que trata do encontro fictício entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Na história, a pedido de uma amiga de Nietzsche, preocupada com suas tendências suicidas, Breuer concorda em tratá-lo sem que ele saiba, para isso, utiliza a embrionária técnica da Psicanálise.
A análise do filme foi feita pela psicanalista Estéfanni Mairla Alves, que é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2017), graduada em Psicologia e Especialista em Saúde Mental. “Todas as formas de arte para a Psicologia são extremamente importante e atualmente o cinema é uma que mobiliza muito as pessoas. Então, propor um filme que discuta as teorias psicológicas tanto torna a aula mais rica, como há a possibilidade do aluno ver como aqueles conceitos e teorias ensinados em sala de aula se desenvolve no dia-a-dia.”
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FVJ, Carla Dornelles: “Por meio desse espelho tão especial que é o cinema, as sessões do Cine PSI contarão com convidados tecendo reflexões críticas acerca do tema abordado no filme, buscando alcançar a pluralidade não só dos temas analisados, mas também das abordagens teóricas e campos de atuação dos convidados”.