Público de Interesse:
Portadores de diploma de nível superior que tenham atividades ou interesses relacionados aos problemas da aprendizagem humana; Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.
Obetivos:
– Proporcionar a comunidade educacional, as várias possibilidades da psicopedagogia como instrumento de prevenção e de intervenção terapêutica no processo ensino – aprendizagem;
– Sensibilizar a desenvolver um “olhar e escuta” psicopedagógica, no sentido de capacitá-los a compreender e intervir nos problemas de aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR
| MÓDULOS/CONTEÚDOS | C/H |
| MÓDULO I – INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA | 170 |
| Fundamentos da Psicopedagogia | 40 |
| Desenvolvimento e Aprendizagem: Bases Afetivas e Cognitivas | 40 |
| Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem | 30 |
| Bases Psicomotoras da Aprendizagem | 30 |
| Contribuições Psicanalíticas à Aprendizagem | 30 |
| MÓDULO II – INSTRUMENTALIDADES DA PSICOPEDAGOGIA | 210 |
| Psicodrama Pedagógico | 30 |
| O Uso dos Jogos em Psicopedagogia | 30 |
| A Psicopedagogia e a Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais | 30 |
| Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita | 40 |
| Processos de Desenvolvimento do Raciocinio Lógico-Matemático | 40 |
| Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica | 40 |
| MÓDULO III – PRÁTICAS SUPERVISIONADAS | 150 |
| Estágio Supervisionado I – Institucional | 60 |
| Estágio Supervisionado II – Clínico | 90 |
| MÓDULO IV- METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 80 |
| Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 30 |
| Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
| TOTAL | 610 |
Investimento:
20 parcelas de R$ 240,00