Público de Interesse:
Portadores de diploma de nível superior que tenham atividades ou interesses relacionados aos problemas da aprendizagem humana; Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e áreas afins.
Obetivos:
– Proporcionar a comunidade educacional, as várias possibilidades da psicopedagogia como instrumento de prevenção e de intervenção terapêutica no processo ensino – aprendizagem;
– Sensibilizar a desenvolver um “olhar e escuta” psicopedagógica, no sentido de capacitá-los a compreender e intervir nos problemas de aprendizagem.
MATRIZ CURRICULAR
MÓDULOS/CONTEÚDOS | C/H |
MÓDULO I – INTRODUÇÃO E FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA | 170 |
Fundamentos da Psicopedagogia | 40 |
Desenvolvimento e Aprendizagem: Bases Afetivas e Cognitivas | 40 |
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem | 30 |
Bases Psicomotoras da Aprendizagem | 30 |
Contribuições Psicanalíticas à Aprendizagem | 30 |
MÓDULO II – INSTRUMENTALIDADES DA PSICOPEDAGOGIA | 210 |
Psicodrama Pedagógico | 30 |
O Uso dos Jogos em Psicopedagogia | 30 |
A Psicopedagogia e a Educação de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais | 30 |
Aspectos do Desenvolvimento da Aprendizagem: Leitura e Escrita | 40 |
Processos de Desenvolvimento do Raciocinio Lógico-Matemático | 40 |
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica | 40 |
MÓDULO III – PRÁTICAS SUPERVISIONADAS | 150 |
Estágio Supervisionado I – Institucional | 60 |
Estágio Supervisionado II – Clínico | 90 |
MÓDULO IV- METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 80 |
Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 30 |
Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
TOTAL | 610 |
Investimento:
20 parcelas de R$ 240,00