REGULAMENTO DOS INTERCURSOS 2014 FVJ

20 de outubro de 2014

REGULAMENTO DOS INTERCURSOS 2014 FVJ

 

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

ART. 1º – Este regulamento é o conjunto das disposições que regem as competições dos JOGOS INTERCURSOS DA FVJ – 2014.

ART. 2º – Os alunos e as equipes que participarem das competições dos JOGOS INTERCURSOS DA FVJ – 2014 são considerados conhecedores da legislação esportiva e das disposições deste regulamento e, igualmente, dos atos administrativos complementares no que diz respeito a seus direitos e obrigações.

ART. 3º – É de competência da FVJ, através da COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO fazerem cumprir este regulamento e resolver os casos omissos.


 

DAS FINALIDADES

 

Art. 4º – Os JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014 é iniciativa da COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e tem como finalidade principal incentivar a prática das mais diversas modalidades esportivas no âmbito acadêmico.

 

DOS PARTICIPANTES

 

Art. 5º – Somente a COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, com o apoio do Núcleo Esportivo, realizadores do evento, cabem o direito de propor a participação de equipes devidamente constituídas e com vínculo junto à FVJ, que desejarem participar dos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014.

Art. 6º – Poderão inscrever-se oficialmente as equipes formadas por estudantes dos cursos de Graduação oferecidos pela FVJ.

§ 1º– Somente serão aceitas inscrições de alunos que estiverem regularmente matriculados e freqüentando as aulas durante o ano letivo de 2014.2.

§ 2º – As turmas que não tiverem um plantel suficiente para formar uma equipe, poderá juntar-se com outros períodos do mesmo curso.

§ 3º – A inscrição será considerada válida após entrega da ficha e um quilo de alimento não perecível por atleta inscrito.

Art. 7º – Para confirmar a participação nos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014, as equipes interessadas deverão encaminhar as fichas de inscrição a COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, por modalidade, até o prazo final de inscrição e conforme calendário:

  • Inscrição de confirmação para participação por modalidade dia 30 de setembro de 2014;
  • Congresso Técnico dia 03 de outubro de 2014.

Art. 8º – O Congresso Técnico para o sorteio dos grupos realizar-se-á conforme calendário específico.

§ 1º – Será obrigatória a participação de pelo menos um representante de cada equipe inscrita.

§ 2º – O não cumprimento do parágrafo anterior implicará na não aceitação da inscrição da equipe para a modalidade.

§ 3º – Será permitida a participação dos funcionários sem vínculo empregatício direto e com carteira assinada nos jogos.

 

DA ORGANIZAÇÃO

 

Art. 9º – Caberá à Coordenação Geral dos JOGOS INTERCURSOS FVJ– 2014, constituída pelaCOORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, o NÚCLEO ESPORTIVO e os professores Marília de Oliveira Monteiro Lima, Angélica Rodrigues de Souza, Francisco Andersson Rodrigues da Rocha, Sheldon Lourenço Barros e Fabiano Gomes dos Santos, organizar o evento, determinando tabelas de jogos, horários, locais, etc., com amplos e totais poderes, cabendo a eles a organização técnica e administrativa da competição.

Art. 10 – Caberá também à Coordenação Geral, caso necessário, indicar um coordenador para cada modalidade em disputa, o qual ficará responsável pelo desenvolvimento técnico dos jogos sob sua coordenação.

 

§ 1º – O coordenador de modalidade ou com outras funções de organização dos jogos, não poderá atuar como atleta.

§ 2º – Se por qualquer eventualidade o coordenador da modalidade deixar de comparecer ao local dos jogos, caberá a um dos membros da equipe de Coordenação Geral nomear um substituto, que desempenhará a função com os mesmos poderes do titular.

§ 3º – A equipe que não cumprir o disposto no parágrafo primeiro será eliminada da modalidade, bem como o curso perderá 20 (vinte) pontos na classificação geral.

Art. 11 – Serão expedidos boletins e notas oficiais com a programação dos jogos e, em caso de necessidade, se houver mudança nas tabelas, horários, etc.

§ 1º – Prevalecerá como programação oficial dos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014, os boletins e notas oficiais emitidos pela COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, o NÚCLEO ESPORTIVOe SITE da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

I – É de responsabilidade das equipes a verificação no site dos documentos citados nesse parágrafo.

§ 2º – Toda e qualquer solicitação para data e horário especial de jogo, deverá ser encaminhada à COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA dos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014até o Congresso Técnico e será atendida se julgada relevante e houver condições para tal.

§ 3º – Caso haja necessidade de alteração de dias e/ou horário de jogo, depois de divulgada a tabela oficial, a solicitação deverá ser encaminhada por escrito à Coordenação Geral com, no mínimo, cinco dias úteis de antecedência, contendo a justificativa e assinatura da Coordenação do curso.

§ 4º – A Coordenação Geral dos JOGOS INTERCURSOS FVJ- 2014, atenderá à solicitação caso julgue-a relevante e haja condições para tal.

 

DAS MODALIDADES

 

Art. 12 – Serão subdivididas em:

– Individuais

– Coletivas

Art. 13 – Será a seguinte modalidade individual em disputa nos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014;

– Natação

Xadrez

Submission

– Tênis de Mesa

Art. 14 – Serão as seguintes modalidades coletivas em disputa nos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014:

– Basquetebol

– Futsal

Handebol

Voleibol

Society

– Vôlei de Areia

§ Único – Somente serão disputadas as modalidades que receberem, no mínimo, 04 (quatro) inscrições. 

 

DA FORMA DE DISPUTA

 

Art. 16 – As modalidades terão formas de disputa próprias, divulgadas em Congresso Técnico com os representantes das equipes, e constarão no regulamento específico de cada modalidade.

§ Único – A forma de disputa dependerá do número de equipes inscritas.

 

DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 17 – A Ficha de Inscrição de cada modalidade deverá ser entregue até às 21 horas do dia 30 (trinta) de setembro/2014à COORDENAÇÃO DO NÚCLEO ESPORTIVO DA FVJ dos JOGOS INTERCURSOS.

§ 1º – A ficha de inscrição, OBRIGATORIAMENTE, deverá conter o carimbo e assinatura da coordenação do curso.

§ 2º – Será cobrada uma taxa de inscrição de um quilo de alimento não perecível por MODALIDADE para ser doado para uma comunidade carente a ser escolhida pelos participantes.

§ 3º – As inscrições complementares só serão aceitas no primeiro jogo de cada modalidade nas competições, desde que a ficha de inscrição permita a inclusão de novos atletas, respeitados os limites conforme Art. 19 desse regulamento.

I –As substituições de atletas somente serão aceitas em caso de lesões, desde que devidamente comprovadas através de laudo médico.

 

Art. 18 – Fica determinado que no ato da inscrição, deverão ser apresentados os comprovantes de matrícula dos atletas inscritos, referentes ao ano letivo de 2014.NÃO SERÃO ACEITAS CÓPIAS.

§ Único – Documentos aceitos pelos organizadores para a identificação antes das partidas: RG, Carteira de Trabalho, Passaporte e Carteira de Habilitação.

Art. 19 – O número de atletas que cada equipe poderá inscrever será o seguinte:

Modalidade

Número mínino

Número máximo

Basquetebol

08

12

Futsal

08

12

Handebol

08

12

Voleibol

08

12

Society

08

12

Volei de Areia

02

04

Submission

01

02

Tênis de mesa

01

02

Natação

01

04

Xadrex

01

02

 

Art. 20 – Cada curso poderá inscrever apenas UMA EQUIPE, por turma, em cada modalidade.

Art. 21 – Cada atleta poderá participar de:

– masculino: todas as modalidades coletivas + individual

– feminino: todas as modalidades coletivas + individual

§ Único – O atleta que decidir participar de mais de uma modalidade será responsável pelas suas atuações nas diversas modalidades, visto que acontecerão jogos simultâneos, isentando a COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO de qualquer dano ou prejuízo as equipes que tenham atletas nesta situação.

Art. 22 – O atleta que atuar por um curso, não poderá fazê–lo por outro. Se isso ocorrer, o atleta e a equipe serão automaticamente eliminados da competição e o curso perderá 20 (vinte) pontos na classificação geral.

§ Único – O atleta não poderá participar da competição por curso diverso do qual esteja devidamente matriculado. Se isso ocorrer, o atleta e a equipe serão submetidos às punições previstas pela coordenação geral e o NÚCLEO ESPORTIVO dos JOGOS INTERCUSOS FVJ -2014.

Art. 23 – Toda inscrição de atleta deixará claro que o mesmo foi submetido a exame médico, e se encontra em perfeitas condições para a prática esportiva, não cabendo à organização qualquer responsabilidade quanto ao bem estar físico e clínico dos participantes, ou de acidentes em qualquer tempo.

§ Único – Sendo OBRIGATÓRIO a utilização de equipamentos de segurança específicos de cada modalidade.

 

DOS CONGRESSOS TÉCNICOS

 

Art. 24 – Após o encerramento das inscrições, antecedendo os jogos e conforme calendário anexo será realizado o Congresso Técnico da modalidade com a seguinte pauta:

– Parte técnica

– Repasse de informações gerais e discussão dos assuntos levantados pela plenária;

– Apresentação do regulamento específico da modalidade;

– Sorteio para formação da tabela;

– Outras solicitações.

 

DOS UNIFORMES

 

Art. 25 – Nas modalidades coletivas o uniforme das equipes terá como exigência camisas iguais e numeradas e calções iguais para todos os integrantes da equipe, não necessitando ser na mesma cor das camisas.

§ 1º – Quando, a critério do árbitro, as camisas utilizadas por ambas as equipes forem semelhantes a ponto de prejudicar o andamento da partida, será realizado um sorteio, quando então a equipe perdedora terá que efetuar a troca das camisas ou a utilização de coletes fornecidos pela organização.

§ 2º – Não serão permitidas improvisações nos uniformes dos atletas, tais como: números fixados com fitas adesivas, esparadrapos ou similares, ou ainda presos com alfinete e/ou clipes.

§ 3º – O (s) atleta (s) que não atender (em) aos requisitos solicitados em relação ao uniforme, não poderá (ao) participar da partida.

§ 4º – Em relação às meias utilizadas pelas equipes, a COR PREDOMINANTE deverá ser igual para todos os atletas.

Art. 26 – Durante a realização de uma partida, nenhum atleta poderá trocar de uniforme dentro da quadra.

 

DA IDENTIFICAÇÃO

 

Art. 27 – Nas competições oficiais os atletas serão identificados pela relação nominal, conforme Art. 17 do presente regulamento.

Art. 28 – Antes do início de cada partida ou prova o atleta deverá apresentar um dos documentos de identificação oficiais (originais) aceitos pela organização dos jogos (RG, CNH e ou RESERVISTA sendo acompanhada do Cartão Universitário).

§ 1º – A não apresentação do documento de identificação impedirá a participação do atleta.

§ 2º – Aplica-se o parágrafo anterior a quaisquer atletas presentes no banco de reservas das equipes.

 

DAS REGRAS

 

Art. 29 – As diversas modalidades serão regidas conforme regras oficiais das confederações nacionais e/ou internacionais, salvo adaptações promovidas pela comissão organizadora, se julgar conveniente. Desta forma, não serão aceitas improvisações de última hora ou qualquer tipo de acordo, sendo que em caso de dúvida, as equipes deverão consultar o regulamento específico de cada modalidade.

 

DA CLASSIFICAÇAO E CONTAGEM DE PONTOS

 

Art. 30 – A classificação por modalidade será computada separadamente por naipe, de acordo com os resultados computados nas súmulas.

 

– A tolerância de 15 minutos valerá apenas para o primeiro jogo do período, não havendo para os demais.

§ 2º – A equipe que perder por WxO será eliminada automaticamente, e todos os resultados dos jogos que participou serão anulados.

§ 3º – Ocorrendo o WxO, o curso que incorrer na infração estará eliminada de todos os jogos e de todos as as modalidades.

§ 4º – Os atletas ausentes e integrantes da equipe perdedora por WxO serão automaticamente SUSPENSOS POR UM ANO de qualquer competição ou evento organizados pela COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO. Os integrantes que comparecerem ao local da partida ou prova não sofrerão punições.

Art. 40 – Se no decorrer das disputas ocorrer qualquer tipo de agressão por parte de atletas e representantes contra outros atletas, árbitros, coordenadores, colaboradores e público em geral, os agressores serão automaticamente ELIMINADOS dos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014, sendo SUSPENSOS POR DOIS ANOS, de qualquer competição organizada pela COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO.

§ 1º – O retorno dos envolvidos nas irregularidades de que trata este artigo dependerá da liberação por parte dos organizadores.

§ 2º – Ocorrendo esta irregularidade, o curso perderá 50 (cinqüenta) pontos na classificação geral, por atleta e/ou representante envolvido.

Art. 41 – É DE RESPONSABILIDADE DAS EQUIPES A INDENIZAÇÃO DE REPAROS EM EVENTUAIS DANOS MATERIAIS CAUSADOS NOS LOCAIS DE COMPETIÇÃO POR ATLETAS, REPRESENTANTES OU TORCIDA.

§ 1º – Os envolvidos nas irregularidades de que trata este artigo estarão sujeitos às punições administrativas da FVJ, bem como poderão responder judicialmente pelo fato.

§ 2º – Ocorrendo esta irregularidade, o curso perderá 50 (cinqüenta) pontos na classificação geral, por atleta ou representante de equipe envolvido.

§ 3º – A permanência da equipe na competição ficará a critério da Coordenação Geral, após análise dos fatos.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 42 – A COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO são as autoridades máximas dos JOGOS INTERCURSOS FVJ – 2014.

§ Único – A COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO não se responsabilizará pelo não conhecimento, por parte das equipes, dos boletins e alterações publicadas em notas oficiais, que serão divulgadas durante todo o período de realização das competições.

Art. 44 – Os árbitros serão designados pela coordenação dos jogos e, em hipótese alguma, poderão ser recusados.

Art. 45 – A COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICAe o NÚCLEO ESPORTIVO reserva-se o direito de eventualmente atrasar, interromper e/ou cancelar a realização de uma partida ou prova, quando julgar conveniente e/ou necessário.

Art. 46 – Recomenda-se às equipes comparecerem ao local do jogo ou prova com 15 minutos de antecedência e devidamente uniformizadas.

Art. 47 – Não serão permitidos venda e/ou consumo de bebidas alcoólicas, bem como o uso de qualquer produto entorpecente ou tabaco, lícito ou não.

Art. 48 – Havendo irregularidades ou fatos não especificados neste capítulo, caberá a COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO a adoção de medidas cabíveis.

Art. 49 – Caberá recurso e ou protesto por parte das equipes que assim desejem protestar contra algo, desde que estes estejam cientes que para cada recurso será pago uma quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais), recurso este oficializado pelo representante legal da equipe.

Art. 50– Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e o NÚCLEO ESPORTIVO, ouvidos os interessados, caso seja necessário.

Art. 51– Todas as decisões tomadas pela Coordenação Geral dos JOGOS INTERCURSOS FVJ –2014, juntamente com o Núcleo Esportivo serão soberanas e irrecorríveis.

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022