Resposta a Perguntas Frequentes no Período de Quarentena

31 de março de 2020

1.Qual o posicionamento da FVJ diante a pandemia do Coronavírus?

Prezados estudantes da Faculdade do Vale do Jaguaribe,

Observamos esse momento de “pandemia universal” como uma oportunidade excepcional para exercitarmos nossa capacidade coletiva de nos solidarizarmos enquanto comunidade de líderes. Assim, este evento que nos leva responsavelmente à decisão de aderir ao isolamento social em prol da saúde pública e da necessidade de nos empenharmos para minimizar o impacto em nossa comunidade, vem regado, indubitavelmente, pelo sacrifício da entrega de cada um, À MEDIDA de nossa vontade por nossos ideais e objetivos compartilhados. Nós todos, professores e estudantes, estamos preparados. Encontraremos na adversidade o desafio que nos fortalecerá para encararmos o retorno à normalidade pleno de facilidades promovidas pela dedicação deste momento. Alegremo-nos. Vamos dar as mãos. “Ninguém solta a mão de ninguém”. #somostodosfvj

Cada um faz a sua parte. A FVJ vem acompanhando caso a caso a situação dos alunos com dificuldades em diversos níveis. Para tanto, criamos vários canais para facilitar nossa boa comunicação do jeito mais fácil e mais rápido.

Para tratar sobre o pagamento das mensalidades e negociações que se adequem à sua situação, com programas de auxílios emergenciais nesse momento de incertezas, fale através do Whatsapp do Financeiro: (88) 99961.1038 .

A gente sabe que esse momento pode trazer a você um pouco de ansiedade e insegurança e a FVJ também se preocupa com o bem-estar de cada aluno e cada colaborador, deixando disponível o atendimento psicológico, via agendamento pelo Whatsapp do Núcleo de Apoio Psicológico – NAP: (88) 99903.0126.

2. Eu pegava meu boleto na faculdade. Como faço para pagar agora?

Para o pagamento das mensalidades o aluno tem acesso ao boleto mensal através  do Aluno On-line. Caso encontre alguma dificuldade, a equipe do Setor Financeiro estará à disposição para tirar as dúvidas e prestar orientações, em horário comercial ( de segunda a sexta, das  08h às 11h30 e das 13h30 às 17h; aos sábados, das 08h às 11h30) através do Whatsapp: (88) 99961.1038. Para efetuar o pagamento, o aluno deve usar os mesmos meios utilizados para a quitação das demais contas domésticas (bancos, lotéricas) ou fazer transferência para:

UNIÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA VALE DO JAGUARIBE LTDA – FVJ

CNPJ 00.138.864/0001-74

Banco do Brasil

Agência 0121-X

Conta Corrente 19758-0

Lembrando que o aluno tem que  passar o comprovante para o e-mail adm.financeiro@fvj.br para que possa ser dado baixa na fatura paga.

3. Sou trabalhador(a) autônomo(a), não tenho fonte de renda fixa e não posso sair de casa para trabalhar. É possível negociar com o financeiro?

O momento é delicado para toda a sociedade e precisamos, juntos, buscar soluções. No caso dos trabalhadores autônomos, o governo lançou um decreto com aporte para quem se inscrever para receber o auxílio. Ainda assim, sabemos se tratar de um auxílio. A FVJ vêm acompanhando, caso a caso, a situação dos alunos com dificuldades para manter o pagamento das mensalidades, buscando apoiá-los com programas de auxílios emergenciais nesse momento de incertezas, através do  Whatsapp do Financeiro: (88) 99961.1038. Mais que atenção com o financeiro, a FVJ também se preocupa com o bem-estar de cada aluno e colaborador, deixando disponível para atendimento psicológico via agendamento, o Whatsapp do Núcleo de Apoio Psicológico – NAP: (88) 99903.0126.

4. Por que vamos pagar os mesmos valores para assistir a aulas EAD?

Este tema vem perpassando todas as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, que respondem por 75% da educação superior nacional. Observa-se que, os custos com o corpo docente, que mantém sua dedicação ministrando as aulas de forma remota e buscando ajustar o plano de aulas a essa realidade, continuam rigorosamente os mesmos. Assim como ocorre com os custos com os demais colaboradores, que desenvolvem suas atividades em regime de home office. Vale ressaltar que, neste momento, tais custos estão sendo acrescidos das despesas para adaptação tecnológica dos cursos, como foi demonstrado no levantamento feito pelo Semesp.

A FVJ, em consonância com a maioria das instituições de ensino superior no país,  vêm acompanhando caso a caso a situação dos alunos com dificuldades para manter o pagamento das mensalidades, buscando apoiá-los com programas de auxílios emergenciais nesse momento de incertezas. Para maiores detalhes, segue link com o ofício circular emitido pela entidade representante das mantenedoras de IES privadas:

https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Campanha-Semesp.pdf

5.  Por que não invertermos as férias para maio e juntamos o semestre que vem sem férias?

Como instituição de ensino superior, a FVJ tem como compromissos basilares o Ensino-Aprendizagem, a Extensão e a Pesquisa. Como vetor de pesquisa, cabe-lhe o dever de observar os direcionamentos e estatutos científicos que, nesta pandemia, ainda estão em fase de busca por cura, por vacina e pela compreensão sobre a evolução da COVID-19 em contextos distintos. Entretanto, os estudos já apontam que o combate ao vírus exige a paralisação da sociedade em períodos que extrapolam um mês. A China iniciou sua quarentena em janeiro/20 e ainda estuda o retorno paulatino das atividades, passados três meses, sob o risco de uma segunda onda. A Itália, tardiamente adotou o regime de quarentena e segue há mais de um mês, sem previsão de volta à normalidade, assim como a França, Espanha e Portugal. Autoridades médicas da Inglaterra acenam com seis meses de quarentena. Todos os dados científicos apontam para um período maior que um mês, nos cenários mais otimistas. Daí, a preocupação da FVJ em garantir que seus alunos tenham a possibilidade de continuar sua formação – exceto as atividades práticas inviabilizadas na atual situação, com menores perdas possíveis em  seu projeto de vida.

Para isso, os desafios são muitos e, de súbito, a faculdade se vê investindo numa nova maneira de garantir que a formação de qualidade continue, tendo seus colaboradores, técnicos e professores abraçando o desafio de se reinventarem nesse contexto e, a cada dia, vem  melhorando a sua entrega. Mas é essencial, passados esses primeiros dias, uma interlocução com os alunos para a compreensão compartilhada da situação e o desenho de propostas que atendam os anseios da comunidade acadêmica. Nesse sentido, o NAP está articulando fóruns com os líderes de turmas e demais representações quando esperamos dar mais um grande salto em direção à vitória da vida sobre a COVID-19, possibilitando essa interlocução cada vez mais presente.

Resumindo: não há dados que nos garanta a volta à normalidade em curto prazo e, assim, a FVJ segue orientação do MEC e investe na entrega acadêmica possível, focando a excelência a ser conquistada a cada dia por alunos, professores e comunidade em geral. O momento exige a ressignificação de muitos estatutos. Força! Venceremos Juntos. #SomosTodosFVJ

6. Posso ter acesso à Biblioteca nesse período? Como faço?

Você pode acessar aproximadamente 9000 títulos da Biblioteca Virtual Pearson, que é uma da mais conceituadas bases de dados interdisciplinares,  através de seu portal acadêmico. Quanto aos livros físicos de nosso acervo não estão disponíveis na internet. Vale ressaltar que os alunos que estão com livros da Biblioteca FVJ não pagarão pelos dias em quarentena, devendo efetuar a devolução tão logo retornem os encontros presenciais.

link da Pearson: //portal.fvj.br/Corpore.Net/Login.aspx

7. Como faço para me candidatar no programa de monitoria da FVJ?

Os alunos se inscrevem no programa de monitoria acadêmica a partir de edital publicado e divulgado no início do ano. O processo para 2020 já foi finalizado. Informe-se mais detalhadamente com a coordenação de seu curso.

8. Os monitores podem me ajudar com orientação para o uso da plataforma AVA?

Os monitores podem fazer acompanhamento através da plataforma de forma on-line. Consulte seus professores para mais informações e para inserir os monitores nos grupos da turma.

9. É verdade que o Núcleo de Extensão da FVJ, mesmo com Coronavírus não para? O que faço para aderir?

Sim. O Núcleo de Extensão trabalha internamente para organizar documentação, bem como planejar as atividades do Curso de Formação em Audiovisual. Além disso, participa das ações mobilizadas pela FVJ pelas mídias digitais. Quanto à adesão, como o Núcleo está iniciando, somente no próximo ano teremos seleção para monitores. Uma outra forma é se inserir em um dos projetos de Extensão do curso que você realiza na FVJ.

10. Eu quero entrar para o #TáValendo. Como busco me habilitar para o mesmo?

Para participar do programa #TáValendo, fique atento(a) à seleção pública que será realizada em 2020.2 entre alunos da Graduação FVJ e das Escolas Públicas de Aracati. Após selecionado(a) faremos o Curso de Formação em Audiovisual.

Visita da Secretária de Saúde de Aracati ao campus da FVJ Encontro ocorreu na manhã de hoje (21).
21 de setembro de 2021
II CEFS e suas contribuições para as discussões sobre o profissional de Educa... Evento aconteceu entre os dias 31 de agosto a 03 de setembro, em modalidade híbrida.
17 de setembro de 2021