Revista Científica Educação e Linguagem da FVJ passa a contar com sistema de publicação internacional

A REdLi além de contar com o sistema Open Journal System (OJS), a partir de agora estará disponível em duas bases inexadoras: a internacional Latindex e a nacional DIADORIM.
3 de dezembro de 2019

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, Instituição de Ensino Superior (IES) que zela pelo ensino, pesquisa e extensão de qualidade, tem como política de incentivo a pesquisa, a divulgação científica por meio da publicação de seus periódicos científicos nas diversas áreas de atuação, entre eles a Revista Educação e Linguagem (REdLi – ISSN: 2359-277X), publicação vinculada de forma direta aos cursos e Pedagogia e Letras, que atualmente possui periodicidade quadrimestral.

A REdLi, começou a ser publicada em 2014, e desde lá vem ganhando notoriedade tanto internamente como externamente. Até o momento já foram 13 números com um total de 87 artigos, que são assinados por mais de 130 pesquisadores (72% de mestres e doutores), destes, mais de 30 atuam como orientadores em programa de mestrado e doutorado pelo Brasil e pelo mundo, distribuídos mais de 30 IES distintas em pelo menos 3 países.

Outro parâmetro de análise da qualidade da produção da REdLi é o fato de ter várias classificações no Qualis/CAPES, que analisa a produção científica dos Programas de Pós-graduação brasileiros, entre eles a REdLi é B4 em Ensino e B5 em Educação. Estas classificações vêm atraindo pesquisadores de diversos Programas de Pós-graduação pelo Brasil que estão submetendo os resultados de suas pesquisas para a avaliação e publicação.

Neste sentido, a REdLi chega ao final de 2019 em um novo patamar, a revista vai passar a contar com um sistema de publicação internacional o Open Journal System (OJS), sistema largamente utilizado pelos principais periódicos do mundo. Outra ações que lança a revista para o mundo são as indexações em base de pesquisa nacionais e internacionais. A revista, vem se concentrando em vincular-se às principais bases de inexadoras de produção científica disponíveis, nos últimos dias já foram duas indexações: uma internacional e outra nacional.

Na esfera internacional foi a Base Latindex, um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Na esfera nacional temos a vinculação ao sistema DIADORIM, um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Essas ações são planejadas para que o Periódico tenha ainda mais destaque no cenário acadêmico científico Nacional, com perspectivas reais de melhoria de sua classificação Qualis/CAPES já para o próximo período de avaliação.

 

Por Prof. Dr. Albano Oliveira Nunes.

 

Aproveitamos para informar que o Número 03 do ano de 2019 da REdLi, já encontra-se disponível em:  https://www.fvj.br/revista/revista-educacao-e-linguagem/edicoes/2019-3/ e que a revista já encontra-se em processo de avaliação para o Número 01 de 2020.

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022