Aconteceu ontem (29), o São João do Projeto Alfabetização Solidária, encerrando esse primeiro semestre do ano, que tem por objetivo alfabetizar colaboradores da FVJ que ainda não concluíram seus estudos nos ensinos fundamental e médio. O encontro contou com a participação da professora Izabelle Fonteles, Coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia, da aluna de Pedagogia e professora do projeto, Auricélia Barbosa, do Diretor Geral da FVJ, Antonio Henrique, bem como dos colaboradores beneficiados com o projeto.
“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo corrigir algumas questões sociais como a exclusão, dentre outras que geram consequências e interfere nos direitos sociais dos indivíduos. A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire, ou seja, pensar em EJA é pensar em Paulo Freire e no seu legado educacional. Portanto, a importância do Projeto Alfabetização Solidária para os cursos de Letras e Pedagogia da FVJ, em que visam a formação de professores, consiste na oportunidade de contribuir com a alfabetização de alguns de nossos colaboradores que não tiveram acesso à educação. Dessa forma, o desenvolvimento de ações que visem a criação de oportunidades educacionais dentro e fora da instituição é um dos objetivos dos cursos que atuam na formação de profissionais da educação”, destacou a coordenadora, Izabelle Fonteles.
Segundo o Diretor Geral da instituição, Antonio Henrique, “nosso time no Alfabetização Solidária, além de nos encantar com sua incrível contribuição cuidando de nosso campus, cuidando de nossa comunidade, está pelo exemplo eduzindo em nós a certeza de nossas convicções e valores. A educação e o aprendizado são nossas vocações e desejo para transformarmos todos aqueles à nossa volta, com a atitude de transformarmos a nossa própria vida”.
FVJ – Fazendo a diferença na vida das pessoas!