Assistente Social: um profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais
Na última semana, de 22 a 27 de maio, aconteceu mais uma Semana Comemorativa ao Dia do Assistente Social na FVJ. Nesse ano de 2017 a semana adotou o tema oficial indicado pelo CFESS – Conselho Federal de Serviço Social – Assistente Social: um profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais. O evento contou com uma variada programação, contemplando desde o V Lançamento da Revista Socializando, exposição de minicurso, palestra com a vice-presidente do CFESS, até uma noite cultural.
“O Curso de Serviço Social da FVJ, através do seu Colegiado, não poderia atribuir outra direção à Semana do Serviço Social. Em consonância com seu Projeto Pedagógico, vem contribuindo firmemente para formação de assistentes sociais generalistas, críticos e propositivos. Nessa perspectiva, o esforço pela qualidade na formação profissional extrapola a sala de aula e se estende para o acesso à pesquisa e extensão, daí os principais diferenciais do nosso curso: Filiação à ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; 5ª Revista Socializando (Qualis B5) e funcionamento da Casa de Pesquisa e Extensão”, discorreu a coordenadora do curso, Ângela Madeiro.
Para a coordenadora, a Semana do Serviço Social 2017 se constituiu em mais um espaço de estimulo à formação de lideres, pois contou com o protagonismo dos líderes estudantis e Centro Acadêmico tanto na concepção, planejamento, quanto na realização do referido evento, tudo mediante o diálogo frequente com o Colegiado de professores do Curso. “Em decorrência dessa forma de gestão compartilhada, pudemos contar: 1) com o aprofundamento acadêmico através dos minicursos; 2) fortalecimento da rede de relacionamentos do curso com o conjunto CFESS-CRESS, entidades representativas do Serviço Social, com a presença da Profª Dra. Daniela Neves, vice-presidente do CFESS; 3) visibilidade aos talentos estudantis do curso e manifestações culturais da Região, através da Quinta Cultural, foi possível também a percepção da extraordinária influência que a cultura tem na identidade individual e coletiva do curso”, complementou ela.
Outro momento importante do evento foi o Fórum de Supervisores de Estágio em Serviço Social, que sob supervisão geral da professora Glênia Rouse, contou com a presença da Professora Artemízia Ribeiro e a apresentação da Assistente Social (ex-aluna) Gilvanice Lima, que apresentou sua pesquisa com o tema: “A importância do estágio supervisionado obrigatório na formação discente”. O referido fórum foi fundamental para uma maior articulação do curso com os profissionais de campos de estágio.
Norteada por essa direção social, a semana comemorativa foi encerrada com a Ação Interventiva em Majorlândia, na Escola Antonieta Cals, do Projeto Serviço Social nas Escolas, que é idealizado pela coordenação do curso, o qual vem contribuindo com o enfrentamento qualificado de questões como automutilação, abuso sexual, bullying e drogatização nas escolas.
Galeria de fotos no nosso facebook