Semana da Enfermagem: Curso de Enfermagem realiza web palestras

Os eventos fizeram parte das comemorações ao Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) e da Semana da Enfermagem FVJ.
19 de maio de 2020

Nos dias 14 e 15 de maio, o Curso de Enfermagem da FVJ realizou web palestras em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado dia 12 de maio.

Na tarde do dia 14 de maio, foi realizada uma web palestra intitulada “Direitos dos Usuários do SUS diante da Pandemia da Covid-19”, tendo como ilustres convidados o professor Me. Francisco das Chagas da Silva (Advogado; Professor; Coordenador Adjunto do Curso de Direito da FVJ; Membro da Comissão Estadual de Ensino Jurídico da OAB/CE), a professora Me. Janete Pereira Cirilo da Silva (Enfermeira, Diretora administrativa do Hospital Municipal Maria Idalina de Icapuí e Professora da Faculdade do Vale Jaguaribe) e o professor Esp. Idaclece Rodrigues de Matos (Enfermeiro, assistencialista, professor da Faculdade do Vale do Jaguaribe) que discorreram sobre a temática para alunos e professores.

Durante as apresentações, a participação foi muito dinâmica com bastante interação entre os expositores e os presentes, onde muitas indagações sobre os aspectos legais dos direitos do paciente foram esclarecidas, bem como acerca de protocolos clínicos de cuidados, culminando com um debate bastante acalorado.

Em seguida, tivemos a apresentação de um vídeo intitulado “Atenção ao recém-nascido em tempos de pandemia da Covid-19”, produzido pelos alunos do 9º período do curso, sob orientação da professora Me. Carla Nadja Santos de Souza. A tarde foi encerrada com a participação musical da professora Marcilene Onório da Silva que cantou a música “Casinha Branca”.

Já na tarde do dia 15, a web palestra trouxe como tema “2020 o Ano da Enfermagem – NURSING NOW”, tendo como palestrante a Dra. Ana Paula Lemos, vice-presidente do COREN-CE, e mediadora a professora Me. Francisca Neuma Almeida Nogueira, coordenadora do curso, e contou com a participação de alunos e docentes.

Durante sua apresentação, a Dra. Ana Paula destacou a importância da Enfermagem no cenário da saúde mundial, enfatizando o empoderamento dos profissionais, especialmente nesse momento de pandemia. Ressaltou a permanência na luta pelo piso salarial e as 30 horas como forma de consolidar o reconhecimento da categoria manifestado espontaneamente pela sociedade nos dias atuais. Disse ainda, ser indispensável o conhecimento dos aspectos legais que regem a atuação profissional como instrumento para tomada de decisão e o cuidado continuado.

“A participação da Dra. Ana Paula foi de suma importância, abordando sobre o exercício profissional, direitos e deveres, situação em que se encontra hoje o Ceará na batalha contra a Covid-19 e, por fim, sobre nossas conquistas e os tramites do piso salarial”, enfatizou o preceptor Edvanio Monteiro da Costa.

Os participantes presentes em todo o momento mantiveram interação, colocando suas dúvidas e inquietações que foram prontamente acolhidas e esclarecidas. Após um diálogo rico entre os participantes, aconteceu a apresentação do vídeo produzido pelos acadêmicos de enfermagem do 7º período, sob a supervisão da professora Me. Janete Pereira Cirilo da Silva.

A tarde foi encerrada com muito entusiasmo na continuidade do sentimento de união da categoria profissional.

Os eventos fizeram parte das comemorações ao Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) e da Semana da Enfermagem FVJ.

 

Visualizar galeria
Alunos de Direito têm aula especial sobre Identificações e Migrações Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 20
23 de maio de 2020
Semana da Enfermagem: Curso de Enfermagem realiza web palestras Os eventos fizeram parte das comemorações ao Dia Internacional do(a) Enfermeiro(a) e da Semana da Enfermagem FVJ.
19 de maio de 2020
Curso de Enfermagem comemora Dia do Enfermeiro com Web Conferência Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio
15 de maio de 2020