De 27 a 31 de agosto aconteceu a Semana da Gestante e a Semana Mundial do Aleitamento Materno realizadas pelo Hospital Santa Luísa de Marillac em parceria com a FVJ.
A data de ontem (31) marcou uma grande conquista para a cidade de Aracati e região: a inauguração do primeiro Posto de Coleta de Leite Materno do Vale do Jaguaribe, uma parceria do Hospital Santa Luísa de Marillac com a FVJ e o Hospital Albert Sabin.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem da FVJ, Neuma Nogueira, este espaço “irá impactar na qualidade de vida dos recém-nascidos de baixo peso e naqueles que não podem receber o leite materno das suas mães”. Neuma ainda destaca: “Será um espaço acadêmico de acolhida, informações e prática do cuidar com humanização. Gostaria de ressaltar a importância desse serviço para manutenção da vida e do ganho que terão os estudantes ao exercitarem o espírito da solidariedade e respeito pelo próximo.”
“Isso aqui é um sonho de muitos anos, então foi uma luta, uma batalha árdua juntamente com a FVJ, que é uma grande parceira nossa. Nós estamos inaugurando hoje o primeiro posto de coleta do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, será o 19° posto de coleta do Estado do Ceará e nós iremos fazer parte de uma rede mundial de posto de coleta de leite humano”, elencou Emanuel de Sousa Ribeiro, Gerente de Enfermagem do Hospital Santa Luísa de Marillac. “Essa parceria com a FVJ tem sido muito importante para nós”, complementou o Diretor Administrativo do hospital, Júnior Porto.
Esteve presente também no momento a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Albert Sabin, Erandir de Freitas, que parabenizou a cidade de Aracati por esta conquista: “Isso quer dizer que vai melhorar muito a questão do incentivo ao aleitamento materno, como também as doações de leite.”
A ocasião ainda contou com o sócio mantenedor da FVJ, Pedro Henrique Antero, que demonstrou sua satisfação em poder colaborar com o hospital, destacando a participação da faculdade ao longo desses 18 anos no desenvolvimento regional. Para o Antonio Henrique Antero, Diretor da FVJ, essa aliança que está sendo criada é uma grande celebração. “Nós temos o papel de formar homens e mulheres com habilidades humanas”, finalizou ele.