fbpx

Seminário Integrador do Curso de Extensão em Libras

Visando capacitar profissionais da Região do Vale do Jaguaribe para o uso da Língua Brasileira de Sinais, a FVJ iniciou uma turma no último sábado, dia 30.
4 de abril de 2019

“O uso de Libras, além de muito importante para comunicar-se com pessoas surdas, assim, promover a inclusão e expor suas ideias para mais pessoas, é uma exigência em diversas esferas da educação e da comunicação. Hoje, por exemplo, a Câmara Municipal de Aracati conta com três intérpretes durante suas sessões”, destacou Gaarcia Júnior, Diretor de Marketing da FVJ.

Segundo a professora Tânia Santos, responsável pela turma, “o curso de Extensão da Língua Brasileira de Sinais vem atendendo o público tanto interno da FVJ – alunos, funcionários, profissionais – quanto o público externo dos mais diversos setores públicos e privados. Hoje, este curso é uma das maiores iniciativas de inclusão para a pessoa surda através de capacitação e divulgação da Libras. O curso ainda conta com a contribuição voluntária da ASA – Associação de Surdos de Aracati.”

A capacitação no uso da Língua Brasileira de Sinais também pode ser a garantia de bons rendimentos ao profissional. Segundo a consultoria Love Mondays, o salário médio para Tradutor Intérprete de Libras é de R$ 2.493/mensal, podendo chegar até R$ 7.200,00.

“As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades surdas em todo o mundo. Não são mímicas ou gestos. É uma língua com estrutura gramatical própria. O que denominamos palavra ou item lexical em Língua Portuguesa é chamado ‘sinal’ nas línguas de sinais. A Libras não é uma língua universal, cada país tem a sua língua de sinais. Convido a todos a participarem do curso”, finalizou a professora.

Visualizar galeria
Clínica Escola FVJ assina Convênio de Cooperação com a Prefeitura Municipal d... Assinatura aconteceu na tarde da última sexta-feira (22).
26 de outubro de 2021
XI Encontro Regional de Enfermagem da FVJ Evento ocorrerá entre os dias 19 a 22 de outubro, com programação em modalidade híbrida.
19 de outubro de 2021