Seminários Temáticos em Antropologia Médica

"Momentos foram de intensas trocas de saberes e práticas"
28 de maio de 2019

Nos dias 29 e 30 de abril, 06, 07, 20, 21 e 27 de maio, a matéria de Antropologia Médica, sob a responsabilidade da profa. Dra. Abda Medeiros e lecionada neste semestre nos Cursos de Psicologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, realizou os Seminários Temáticos sobre Farmacologia e Cultura, Dieta e Nutrição e Psiquiatria Transcultural.

Na ocasião, as educandas e os educandos tiveram a oportunidade de debater sobre o que é droga, as funções sociais da mesma, a indústria farmacêutica e um olhar crítico sobre a medicalização dos tempos modernos. Também fizeram uma visita ao projeto Farmácia Viva da FVJ, significativo nas Práticas Integrativas em Saúde e no despertar para a ideia de cuidado alinhando o modelo biomédico aos saberes tradicionais e populares.

Quanto à alimentação, as reflexões foram pautadas nos significados dos alimentos em nossas vidas, o quanto eles trazem das categorias culturais de cada grupo social e dicas de como manter a alimentação saudável.

No que diz respeito ao debate psiquiátrico, foi discutido o que é ser “normal” e “anormal”, a escuta afetiva como ponte para a compreensão da doença mental em diferentes contextos culturais, incluindo a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2016), retratando a importância dos usos da arte terapia como forma de acessar aos arquétipos mentais, especificamente no cuidado para com a esquizofrenia, conforme a personagem principal, Nise da Silveira, introduziu na Psiquiatria Brasileira.

Durante esses encontros, participaram dos debates a professora Dra. Anielle de Melo, a profa. Especialista e mestranda Alinne Luz e a profa. Especialista Luciana Santos, respectivamente dos Cursos de Farmácia e Nutrição.

“De fato, esses momentos foram de intensas trocas de saberes e práticas que se desdobram em consciências críticas e mentes à flor da pele, em um constante tilintar entre o lógico e o não lógico, não necessariamente um obsessivo foco na cura, e sim, em formas de cuidar densas, levando em conta as histórias de vida do indivíduo e sua relação com as formas de pensar, sentir e estar no mundo. Alguém que se torna alguma coisa em uma teia de sentidos e significados”, afirmou a profa. Dra. Abda.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024