Seminários Temáticos em Antropologia Médica

"Momentos foram de intensas trocas de saberes e práticas"
28 de maio de 2019

Nos dias 29 e 30 de abril, 06, 07, 20, 21 e 27 de maio, a matéria de Antropologia Médica, sob a responsabilidade da profa. Dra. Abda Medeiros e lecionada neste semestre nos Cursos de Psicologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição, realizou os Seminários Temáticos sobre Farmacologia e Cultura, Dieta e Nutrição e Psiquiatria Transcultural.

Na ocasião, as educandas e os educandos tiveram a oportunidade de debater sobre o que é droga, as funções sociais da mesma, a indústria farmacêutica e um olhar crítico sobre a medicalização dos tempos modernos. Também fizeram uma visita ao projeto Farmácia Viva da FVJ, significativo nas Práticas Integrativas em Saúde e no despertar para a ideia de cuidado alinhando o modelo biomédico aos saberes tradicionais e populares.

Quanto à alimentação, as reflexões foram pautadas nos significados dos alimentos em nossas vidas, o quanto eles trazem das categorias culturais de cada grupo social e dicas de como manter a alimentação saudável.

No que diz respeito ao debate psiquiátrico, foi discutido o que é ser “normal” e “anormal”, a escuta afetiva como ponte para a compreensão da doença mental em diferentes contextos culturais, incluindo a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2016), retratando a importância dos usos da arte terapia como forma de acessar aos arquétipos mentais, especificamente no cuidado para com a esquizofrenia, conforme a personagem principal, Nise da Silveira, introduziu na Psiquiatria Brasileira.

Durante esses encontros, participaram dos debates a professora Dra. Anielle de Melo, a profa. Especialista e mestranda Alinne Luz e a profa. Especialista Luciana Santos, respectivamente dos Cursos de Farmácia e Nutrição.

“De fato, esses momentos foram de intensas trocas de saberes e práticas que se desdobram em consciências críticas e mentes à flor da pele, em um constante tilintar entre o lógico e o não lógico, não necessariamente um obsessivo foco na cura, e sim, em formas de cuidar densas, levando em conta as histórias de vida do indivíduo e sua relação com as formas de pensar, sentir e estar no mundo. Alguém que se torna alguma coisa em uma teia de sentidos e significados”, afirmou a profa. Dra. Abda.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022