Entre os dias 22 e 24, foi realizado, na Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, Simpósio de Saúde Mental que trouxe como tema “Diálogos Acerca da Produção do Cuidado em Rede”.
“Esse evento veio agregar e contribuir ao nosso curso mediante à formação acadêmica, não somente a nós acadêmicos, mas também no meio social e toda a comunidade”, afirmou o estudante de Psicologia, Maike Batista.
O evento, que remete ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado dia 18 de maio, teve como objetivo discutir as políticas de saúde mental.
“É muito importante que a gente retire os estigmas do paciente psiquiátrico como louco, aquele que não pode conviver em sociedade, aquele que tem que ser realmente segregado para que a gente possa começar a pensar também, inclusive, por que que na nossa sociedade existem tantos pacientes em sofrimento psíquico, até que ponto também a nossa sociedade é responsável pela produção da chamada loucura no senso comum”, explicou a professora e psicóloga Irvina Sampaio.
O simpósio, que contou com exposições, atividades artísticas, mesas redondas e rodas de conversas, reuniu profissionais da área da saúde, professores e acadêmicos de Psicologia e Fisioterapia.