UniJaguaribe sedia primeira ação do Programa Universidade Amiga da Democracia

Palestra aconteceu no último dia 09, às 15h, em modalidade on-line
13 de junho de 2022

O Centro Universitário do Vale do Jaguaribe tornou-se a primeira instituição de ensino superior do estado do Ceará a sediar o Programa Universidade Amiga da Democracia, um marco para as discussões sobre as eleições e a democracia do país.

O programa foi firmado em 21 de outubro de 2020 pelo Tribunal Regional Eleitoral, buscando adesão das instituições de ensino superior para promoções de ações de cidadania e inserção de universitários no processo eleitoral como membros das mesas receptoras de votos e auxiliares de eleição, com a emissão de certificado de 30h para atividades complementares extracurriculares. A UniJaguaribe, que no período era FVJ, foi uma das nove instituições do estado que aderiram ao projeto, onde foi assinado o termo de cooperação e concedido o selo de Universidade Amiga da Democracia.

Já em 2022, o TRE-CE começou a visitar as instituições parceiras e a UniJaguaribe foi a instituição escolhida para o início dessas ações. Na tarde do dia 09 de junho, em modalidade virtual no canal do YouTube Conexão UniJaguaribe, aconteceu o primeiro evento das ações de cidadania. Com o tema “Democracia e participação: a segurança do processo eleitoral no contexto da desinformação”, a palestra foi aberta a todos os alunos da UniJaguaribe. Com mediação do Coordenador Adjunto do curso de Direito da UniJaguaribe, Prof. Me. Francisco Silva, e participação dos palestrantes, os formadores da Escola Judiciária Eleitoral Profa. Dra. Roberta Laena, Coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do Ceará; Lorena Belo, Secretária de Tecnologia e Informação do TRE-CE; e Marcel Leonardo, Coordenador de Atendimento ao Eleitor do TRE-CE.

Sobre a iniciativa, a Coordenadora da Escola Eleitoral do Ceará, Profa. Dra. Roberta Laena, ressalta: “A UniJaguaribe faz história, pois é a primeira instituição a abrir espaço para a consolidação do Termo de Cooperação entre as instituições de ensino superior e o TRE no Programa Universidade Amiga da Democracia.”

É a UniJaguaribe mais uma vez fazendo história e abrindo espaço para o processo cidadão e democrático!

A transmissão da palestra está disponível no Canal do YouTube Conexão UniJaguaribe, clique aqui para assistir.

Visualizar galeria
UniJaguaribe recebe evento internacional de Cinofilia Competição da raça PitBull aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto
29 de agosto de 2022
Bem-vindos ao semestre 22.2! Início das aulas dos veteranos aconteceu no dia 08 de agosto e dos veteranos na última segunda-feira, 15.
19 de agosto de 2022
Jaguar Esporte Clube Canoa Quebrada recebe uniformes do IVJ/UniJaguaribe Projeto recebeu novos uniformes na noite da última segunda-feira, dia 01 de agosto
4 de agosto de 2022