Na última quarta-feira, 26 de março, o Instituto Vale Jaguaribe abriu suas portas para a exposição Há Mar!, do artista plástico Ivan Guimarães. Natural de Aracati, Guimarães traz para o público uma imersão sensorial em suas obras, que exploram a conexão entre o ser humano e os elementos naturais, especialmente a relação com o oceano.
O evento de abertura contou com um bate-papo com o artista, permitindo que os presentes conhecessem mais sobre sua trajetória e suas influências artísticas. Suas pinturas em relevo, inspiradas na xilogravura tradicional nordestina, destacam texturas marcantes que remetem às cartografias marinhas e aos mistérios das profundezas oceânicas.
A exposição Há Mar! transcende o espaço físico, tornando-se um convite à reflexão sobre a interconexão entre vida e natureza. Inspirado na visão de Ailton Krenak, Guimarães propõe, por meio de sua arte, uma nova forma de perceber o mundo e nossa relação com o meio ambiente.
Os visitantes podem conferir as obras e mergulhar nesse universo sensorial na Biblioteca Dr. Salomão Mussolini Maia até o dia 10 de maio de 2025. Além disso, o espaço já anunciou novas exposições para os meses de agosto e outubro, reforçando seu papel na promoção da arte e da cultura na região.