A segunda edição da Jornada da Educação UniJaguaribe aconteceu entre os dias 17 a 20 de outubro, trazendo discussões centradas na temática “Ensinar por projetos: é tempo de recompor as aprendizagens”. O evento destinou-se aos gestores educacionais, educadores e graduandos dos cursos de Letras e Pedagogia.
Como parte da programação da Jornada, houveram palestras, minicursos, a reinauguração da Brinquedoteca UniJaguaribe, além da Tenda Feliz, um momento com diversas atividades envolvendo brinquedistas, contação de história, música e muita diversão para as crianças.
A aluna Gabrielle Oliveira, estudante do 1° período do curso de Pedagogia, conta as suas experiências ao longo do evento: “Tudo o que foi passado, os temas dos minicursos e das palestras relatam situações atuais, até porque nós como profissionais da educação devemos ter esse discernimento e esse conhecimento sobre determinados temas para poder lidar melhor com situações que possam vir a acontecer em sala de aula.”
A Brinquedoteca UniJaguaribe foi repaginada e repensada para garantir aos estudantes a participação nas vivências práticas da profissão e explorar a ludicidade, bem como levar à reflexão acerca das diversas possibilidades para explorar ao tratar da educação escolar e não escolar. Sobre o novo espaço, Gabrielle acrescenta: “A Brinquedoteca é um ambiente rico em conhecimento e lúdico também. Esse momento foi importante pois vai trazer para nós um conhecimento mais prático e que dá para relacionar a teoria e a prática do que a gente estuda em sala de aula, para passar para as nossas crianças com uma maior facilidade. Cada cantinho foi pensado de forma significativa para cada um deles e para acolhê-los melhor.”
A Tenda Feliz foi um momento pensado para as crianças, onde cada universitário foi convidado a levar uma criança para participar desse encerramento. Os alunos do curso de Pedagogia elaboraram em sala brincadeiras, danças, lembranças e tudo o que pudesse agregar a elas. A Jornada foi finalizada com muita alegria e diversão!