Unlocking: Alunos de Farmácia criam aplicativo sobre Câncer de Mama

Aplicativo tem por objetivo a conscientização, prevenção e acompanhamento do Câncer de Mama
1 de junho de 2019

Nesta semana, alunos do 9º período de Farmácia apresentaram aplicativo web como um trabalho desenvolvido a partir da ferramenta Unlocking, uma metodologia pedagógica na busca pelas soluções de problemas.

O aplicativo criado tem por objetivo a conscientização, prevenção e acompanhamento do Câncer de Mama, como explica o aluno e um dos responsáveis pelo projeto, Lindemberg de Lima: “Foi pensando em algo que fosse fácil, intuitivo, útil e que trouxesse informação atrelada à prevenção, cuidado, troca de experiência e, além disso, adesão ao tratamento.”

Na era dos smartphones, Lindemberg declara que aplicativos hoje são muito utilizados, são práticos, podendo ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, e como precisavam desenvolver um projeto, viram no aplicativo uma oportunidade de criarem algo moderno e funcional. “A princípio o aplicativo foi pensado com base em uma resolução para o problema proposto. Tínhamos então dois desafios – o primeiro deles era encontrar uma solução (produto) para o problema e decidimos então que seria um aplicativo. O segundo desafio éramos aprender a criar um aplicativo, pois não tínhamos conhecimento de programação.”

Além de Lindemberg, a ferramenta, que recebeu o nome “Toque Pela Vida”, foi planejada e desenvolvida por outros cinco alunos, são eles: Alice Oliveira, Elidiane Gadelha, Moisés Marques, Regina Verlene e Viviane Forte.

Sobre o Unlocking, metodologia que tem como propósito incentivar a criatividade, proporcionar interdisciplinaridade entre temas, articular teoria e prática mediante a contextualização profissional, entre outras finalidades, Lindemberg declara: “O Unlocking trouxe uma visão de inovação estimulando a criatividade afim de gerar produtos e conhecimento para resolver problemas. Isso, para nós acadêmicos, é de suma importância pois nos prepara para o mercado de trabalho e nos traz qualificação científica, além de exigir embasamento científico e prático trazendo para a comunidade alternativas viáveis para suprir as necessidades existentes.”

A plataforma online gratuita onde se encontra o aplicativo disponibiliza 100 acessos. Através deste link http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/toque_pela_vida você pode conferir o conteúdo.

Visualizar galeria
UniJaguaribe recebe evento internacional de Cinofilia Competição da raça PitBull aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto
29 de agosto de 2022
Bem-vindos ao semestre 22.2! Início das aulas dos veteranos aconteceu no dia 08 de agosto e dos veteranos na última segunda-feira, 15.
19 de agosto de 2022
Jaguar Esporte Clube Canoa Quebrada recebe uniformes do IVJ/UniJaguaribe Projeto recebeu novos uniformes na noite da última segunda-feira, dia 01 de agosto
4 de agosto de 2022