Unlocking: Alunos de Farmácia criam aplicativo sobre Câncer de Mama

Aplicativo tem por objetivo a conscientização, prevenção e acompanhamento do Câncer de Mama
1 de junho de 2019

Nesta semana, alunos do 9º período de Farmácia apresentaram aplicativo web como um trabalho desenvolvido a partir da ferramenta Unlocking, uma metodologia pedagógica na busca pelas soluções de problemas.

O aplicativo criado tem por objetivo a conscientização, prevenção e acompanhamento do Câncer de Mama, como explica o aluno e um dos responsáveis pelo projeto, Lindemberg de Lima: “Foi pensando em algo que fosse fácil, intuitivo, útil e que trouxesse informação atrelada à prevenção, cuidado, troca de experiência e, além disso, adesão ao tratamento.”

Na era dos smartphones, Lindemberg declara que aplicativos hoje são muito utilizados, são práticos, podendo ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, e como precisavam desenvolver um projeto, viram no aplicativo uma oportunidade de criarem algo moderno e funcional. “A princípio o aplicativo foi pensado com base em uma resolução para o problema proposto. Tínhamos então dois desafios – o primeiro deles era encontrar uma solução (produto) para o problema e decidimos então que seria um aplicativo. O segundo desafio éramos aprender a criar um aplicativo, pois não tínhamos conhecimento de programação.”

Além de Lindemberg, a ferramenta, que recebeu o nome “Toque Pela Vida”, foi planejada e desenvolvida por outros cinco alunos, são eles: Alice Oliveira, Elidiane Gadelha, Moisés Marques, Regina Verlene e Viviane Forte.

Sobre o Unlocking, metodologia que tem como propósito incentivar a criatividade, proporcionar interdisciplinaridade entre temas, articular teoria e prática mediante a contextualização profissional, entre outras finalidades, Lindemberg declara: “O Unlocking trouxe uma visão de inovação estimulando a criatividade afim de gerar produtos e conhecimento para resolver problemas. Isso, para nós acadêmicos, é de suma importância pois nos prepara para o mercado de trabalho e nos traz qualificação científica, além de exigir embasamento científico e prático trazendo para a comunidade alternativas viáveis para suprir as necessidades existentes.”

A plataforma online gratuita onde se encontra o aplicativo disponibiliza 100 acessos. Através deste link http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/toque_pela_vida você pode conferir o conteúdo.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022