Vale Conexão: a FVJ, com a idealização do IVJ, recebeu a empreendedora Dona Rosinha para falar sobre liderança

Uma mulher, uma artesã de Várzea Alegre-CE, uma verdadeira líder! Nasceu com um problema congênito de atrofia dos membros, mas isso não a impediu de ser um exemplo de superação ao erradicar o analfabetismo e lutar contra o preconceito e a mortalidade infantil na sua comunidade, a comunidade de Mocotó.
25 de agosto de 2017

 

O nome dela é Maria Miguel de Oliveira. Mas aqui vamos chamá-la com o nome o qual ela é conhecida: Dona Rosinha. Uma mulher, uma artesã de Várzea Alegre-CE, uma verdadeira líder! Nasceu com um problema congênito de atrofia dos membros, mas isso não a impediu de ser um exemplo de superação ao erradicar o analfabetismo e lutar contra o preconceito e a mortalidade infantil na sua comunidade, a comunidade de Mocotó.

“Para mim, hoje o evento teve uma grande importância, porque cada vez que participo de um evento como esse, vivencio uma experiência, porque quando venho dá uma palestra, eu me autoavalio”, falou Rosinha, que vê na palestra uma oportunidade de abordar o empreendedorismo e superação na “realidade, na vida real, no concreto”, a partir do acolhimento do público.

Na ocasião, Rosinha falou sobre toda sua trajetória e os desafios percorridos. Ao ser perguntada como vê o artesanato como contribuinte para o desenvolvimento da região, ela é categórica em dizer: “Eu vejo como um meio de sobrevivência, como uma subsistência financeira. Toda comunidade sobrevive.” Para Rosinha, o artesão é capaz de transformar a realidade da comunidade. Ensinando o ofício de artesão como meio de integração social, ela criou uma associação com mais de mil artesãos que sobrevivem da produção de redes. Prêmio Mulher de Negócios e Prêmio SEBRAE Top 100 de Artesanato, participou da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Liderança. Um exemplo de liderança. Assim é Rosinha.

Meu filho, ser líder, é preciso a gente deixar morrer dentro da gente muita coisa. O egoísmo, por exemplo. E viver de forma que haja o amor ao próximo, o amor gratuito. E isso é ser realmente e viver como um líder na comunidade. Ser sincero, ser honesto, finalizou Dona Rosinha.  

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022