fbpx

Vale Conexão Palestra traz como convidada Mãe Zimá

Ontem (26), a Faculdade do Vale do Jaguaribe abriu suas portas para Mãe Zimá - Mestra da Cultura em 2018 pelo significativo papel como Guardiã das Religiões Afro-Brasileiras e da Medicina Popular.
27 de março de 2019

Sua espiritualidade e os seus saberes tradicionais levaram-na da Bahia ao Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro ao Pará, passando pela Bolívia, França, Itália, Alemanha, Suíça, Bruxelas, Portugal, Espanha, África e Cuba. Agora foi a vez de Aracati conhecer a trajetória desta senhora de 72 anos, sendo 58 como Mãe de Santo na Umbanda Cearense.

“Foi muito bom. Pessoas maravilhosas. Para mim foi mais uma experiência na minha vida e na minha religião. Eu levei para o conhecimento deles aquilo que eu sei fazer e dizer. Acredito que todos gostaram, porque foi esclarecido muitas coisas que eles gostariam de saber”, falou com entusiasmo a convidada da noite, que estava ao lado ainda de seu filho Luiz Leno e de seu neto León.

“Para mim sempre é uma ótima experiência estar ao lado de uma Mestre da Cultura. Estar trazendo esses saberes para faculdade é sempre muito importante, porque mostra inclusive uma mudança de paradigma, de olhar, e isso para a gente que está na secretaria, trabalhando com a construção de uma política de cultura, principalmente uma cultura inclusiva, é muito importante”, destacou Paula Geórgia Fernandes, Assessora Técnica da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que também se fez presente no evento contribuindo na explanação sobre religiosidade e ancestralidade.

O evento foi intermediado pela professora e antropóloga Abda Medeiros e contou com a participação de membros da academia, bem como da comunidade externa, que vieram prestigiar o momento e aprender cada vez mais a partir de novos olhares.

Visualizar galeria
FVJ recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES Campanha é relativa aos anos 2021-2022
3 de dezembro de 2021
Confira os resultados do Vestibular FVJ! Prova foi realizada na EEM Francisca Moreira de Souza, no dia 26 de novembro
2 de dezembro de 2021
A FVJ parabeniza as discentes aprovadas no Exame de Suficiência do CFC Exame é obrigatório para o exercício da profissão pelos bacharéis em ciências contábeis
25 de novembro de 2021