Vale Conexão Palestra traz como convidada Mãe Zimá

Ontem (26), a Faculdade do Vale do Jaguaribe abriu suas portas para Mãe Zimá - Mestra da Cultura em 2018 pelo significativo papel como Guardiã das Religiões Afro-Brasileiras e da Medicina Popular.
27 de março de 2019

Sua espiritualidade e os seus saberes tradicionais levaram-na da Bahia ao Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro ao Pará, passando pela Bolívia, França, Itália, Alemanha, Suíça, Bruxelas, Portugal, Espanha, África e Cuba. Agora foi a vez de Aracati conhecer a trajetória desta senhora de 72 anos, sendo 58 como Mãe de Santo na Umbanda Cearense.

“Foi muito bom. Pessoas maravilhosas. Para mim foi mais uma experiência na minha vida e na minha religião. Eu levei para o conhecimento deles aquilo que eu sei fazer e dizer. Acredito que todos gostaram, porque foi esclarecido muitas coisas que eles gostariam de saber”, falou com entusiasmo a convidada da noite, que estava ao lado ainda de seu filho Luiz Leno e de seu neto León.

“Para mim sempre é uma ótima experiência estar ao lado de uma Mestre da Cultura. Estar trazendo esses saberes para faculdade é sempre muito importante, porque mostra inclusive uma mudança de paradigma, de olhar, e isso para a gente que está na secretaria, trabalhando com a construção de uma política de cultura, principalmente uma cultura inclusiva, é muito importante”, destacou Paula Geórgia Fernandes, Assessora Técnica da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que também se fez presente no evento contribuindo na explanação sobre religiosidade e ancestralidade.

O evento foi intermediado pela professora e antropóloga Abda Medeiros e contou com a participação de membros da academia, bem como da comunidade externa, que vieram prestigiar o momento e aprender cada vez mais a partir de novos olhares.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022