Voos Para o Futuro: FVJ realiza Encontro Pedagógico marcante

Realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, o Encontro Geral de Formação Docente 2018.1 da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ reuniu professores, técnicos e direção em torno de painéis sobre ações e planejamento estratégico pedagógico para o semestre próximo.
29 de janeiro de 2018

Encontro Pedagógico

Realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, o Encontro Geral de Formação Docente 2018.1 da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ reuniu professores, técnicos e direção em torno de painéis sobre ações e planejamento estratégico pedagógico para o semestre próximo.

Sob o tema: Voos Para o Futuro, o encontro contou com a visita surpresa do cantor e aviador Waldonys, que desenvolve um projeto com esse nome em parceria com a instituição.

Durante o primeiro painel, Pedagogia em Ação – Dinâmicas Dentro e Fora da Sala de Aula, com mediação do Diretor Geral Antônio e mesa composta pelas professoras Ana Karenina, Dione Holanda, Adriana Valentim e pelo professor Maia, foram debatidos assuntos como estratégias de ensino, experiências acadêmicas, a importância de estabelecer uma relação próxima do aluno e com a sua realidade, a quebra de barreiras entre os cursos e a eficiência da tecnologia no aprendizado e educação acadêmica. Este último, considerado pela professora Adriana um instrumento que possibilita aos estudantes maior conhecimento e que agrega valor​ ao ensino superior.

A professora Josy Viana sinalizou: “O papel da FVJ é fundamental na nossa cidade”. Ela lembrou que os alunos/estagiários tê​m um trabalho fundamental na comunidade, levando informações que por vezes são desconhecidas.

O diretor geral Antônio Henrique​ frisou que “​os alunos não estão aqui apenas para adquirir conhecimento, mas experiências, as quais farão deles​ profissionais​ preparados”.

No segundo painel, quando foram debatidos Pontos de Tensão na Rotina Acadêmica, a mesa foi composta por Rodrigo Lima, Secretário Acadêmico, Professora Renata Sandra, da Ouvidoria – NAP, Helenice Viana, da Biblioteca e Professora Angélica Rodrigues, da Monitoria Acadêmica. Foram explicados pontos relevantes do Calendário Acadêmico, regras e regulamento em relação ao TCC e a importância da monitoria na comunidade acadêmica.

O terceiro painel, FVJ na Ponta com a Tecnologia, tendo como palestrantes Jeziel Lins, do NTI, Professora Leoneide Barbosa, do Núcleo de Educação a Distância, e Eliezio Neto, representante do D.A.V.I.D (Digital Arch Valley Innovation Development), levou aos participantes informações acerca dos avanços tecnológicos em desenvolvimento pela FVJ, assim como a necessidade de preparação constante para as futuras inovações.

Já o quarto e último painel sucedeu numa conversa com os Coordenadores dos Cursos para considerações finais deste encontro. Apresentando os temas abordados nas reuniões anteriores por colegiados de cursos.​

Sobre os resultados do encontro, “é fundamental para trazer orientações de trabalho, para discutir metodologias, técnicas, estratégias pedagógicas que possam fortalecer o processo de formação pedagógica dentro e fora da sala de aula, gerando um aperfeiçoamento do trabalho acadêmico do corpo docente na instituição de ensino superior”, avalia o professor Francisco Almeida.

Para a professora Jerusileide Sena, é através das discussões provocadas no encontro que “podemos traçar planos de ações, de intervenção que venham melhorar no semestre que estamos iniciando, para que a gente possa superar as dificuldades e fazer o processo pedagógico, de ensino e aprendizagem acontecer de forma muita mais positiva e com resultados bem melhores”. A professora também avaliou que o encontro tem sido dinâmico e que através de mesas redondas a participação dos professores foi bastante efetiva.

A professora Ana Karenina, estreante no Encontro Pedagógico, vale destacar a importância da integração dos professores, e “a expectativa é que agora esse semestre de 2018 comece com tudo e, principalmente, muita união e sinergia entre eles e os vários cursos​”, além de um caminho para “quebrar justamente essa barreira entre os professores e o professor com o aluno”.

“Considerando que o nosso trabalho enquanto docentes não é apenas em relação à falação técnica ou a reprodução do conhecimento através de conteúdos, mas é fundamental também o trabalho de formação humana e profissional, portanto discutir os desafios, os problemas, as dificuldades, os pontos de tensão também é importante​ para que a gente possa melhorar o nosso trabalho, nossa relação com o aluno e, claro, aperfeiçoar o processo pedagógico como um​ todo”, finalizou o professor Francisco.

O Encontro Pedagógico da FVJ, que acontece semestralmente ao longo dos seus 18 anos, trata-se de um compromisso da Faculdade com o objetivo de organização para que os resultados esperados no decorrer do semestre sejam efetivados e garanta o padrão de excelência em seu processo de ensino-aprendizagem.​

 

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022