Realizado nos dias 25 e 26 de janeiro, o Encontro Geral de Formação Docente 2018.1 da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ reuniu professores, técnicos e direção em torno de painéis sobre ações e planejamento estratégico pedagógico para o semestre próximo.
Sob o tema: Voos Para o Futuro, o encontro contou com a visita surpresa do cantor e aviador Waldonys, que desenvolve um projeto com esse nome em parceria com a instituição.
Durante o primeiro painel, Pedagogia em Ação – Dinâmicas Dentro e Fora da Sala de Aula, com mediação do Diretor Geral Antônio e mesa composta pelas professoras Ana Karenina, Dione Holanda, Adriana Valentim e pelo professor Maia, foram debatidos assuntos como estratégias de ensino, experiências acadêmicas, a importância de estabelecer uma relação próxima do aluno e com a sua realidade, a quebra de barreiras entre os cursos e a eficiência da tecnologia no aprendizado e educação acadêmica. Este último, considerado pela professora Adriana um instrumento que possibilita aos estudantes maior conhecimento e que agrega valor ao ensino superior.
A professora Josy Viana sinalizou: “O papel da FVJ é fundamental na nossa cidade”. Ela lembrou que os alunos/estagiários têm um trabalho fundamental na comunidade, levando informações que por vezes são desconhecidas.
O diretor geral Antônio Henrique frisou que “os alunos não estão aqui apenas para adquirir conhecimento, mas experiências, as quais farão deles profissionais preparados”.
No segundo painel, quando foram debatidos Pontos de Tensão na Rotina Acadêmica, a mesa foi composta por Rodrigo Lima, Secretário Acadêmico, Professora Renata Sandra, da Ouvidoria – NAP, Helenice Viana, da Biblioteca e Professora Angélica Rodrigues, da Monitoria Acadêmica. Foram explicados pontos relevantes do Calendário Acadêmico, regras e regulamento em relação ao TCC e a importância da monitoria na comunidade acadêmica.
O terceiro painel, FVJ na Ponta com a Tecnologia, tendo como palestrantes Jeziel Lins, do NTI, Professora Leoneide Barbosa, do Núcleo de Educação a Distância, e Eliezio Neto, representante do D.A.V.I.D (Digital Arch Valley Innovation Development), levou aos participantes informações acerca dos avanços tecnológicos em desenvolvimento pela FVJ, assim como a necessidade de preparação constante para as futuras inovações.
Já o quarto e último painel sucedeu numa conversa com os Coordenadores dos Cursos para considerações finais deste encontro. Apresentando os temas abordados nas reuniões anteriores por colegiados de cursos.
Sobre os resultados do encontro, “é fundamental para trazer orientações de trabalho, para discutir metodologias, técnicas, estratégias pedagógicas que possam fortalecer o processo de formação pedagógica dentro e fora da sala de aula, gerando um aperfeiçoamento do trabalho acadêmico do corpo docente na instituição de ensino superior”, avalia o professor Francisco Almeida.
Para a professora Jerusileide Sena, é através das discussões provocadas no encontro que “podemos traçar planos de ações, de intervenção que venham melhorar no semestre que estamos iniciando, para que a gente possa superar as dificuldades e fazer o processo pedagógico, de ensino e aprendizagem acontecer de forma muita mais positiva e com resultados bem melhores”. A professora também avaliou que o encontro tem sido dinâmico e que através de mesas redondas a participação dos professores foi bastante efetiva.
A professora Ana Karenina, estreante no Encontro Pedagógico, vale destacar a importância da integração dos professores, e “a expectativa é que agora esse semestre de 2018 comece com tudo e, principalmente, muita união e sinergia entre eles e os vários cursos”, além de um caminho para “quebrar justamente essa barreira entre os professores e o professor com o aluno”.
“Considerando que o nosso trabalho enquanto docentes não é apenas em relação à falação técnica ou a reprodução do conhecimento através de conteúdos, mas é fundamental também o trabalho de formação humana e profissional, portanto discutir os desafios, os problemas, as dificuldades, os pontos de tensão também é importante para que a gente possa melhorar o nosso trabalho, nossa relação com o aluno e, claro, aperfeiçoar o processo pedagógico como um todo”, finalizou o professor Francisco.
O Encontro Pedagógico da FVJ, que acontece semestralmente ao longo dos seus 18 anos, trata-se de um compromisso da Faculdade com o objetivo de organização para que os resultados esperados no decorrer do semestre sejam efetivados e garanta o padrão de excelência em seu processo de ensino-aprendizagem.