Artista plástico Miguel Urion cria painel no Serviço de Psicologia Aplicada

Obra foi finalizada na sexta-feira, dia 08 de outubro.
19 de outubro de 2021

A construção do painel no Serviço de Psicologia Aplicada, pensado como parte integrante da IV Semana da Psicologia FVJ, foi desenvolvida pelas mãos do artista plástico Miguel Urion, em colaboração com os participantes Nilton e Junior, além da coordenadora do SPA, Isabelle Oliveira.

“A construção do painel localizado no SPA inaugura mais um dos nossos espaços de diálogo e reflexão da FVJ – a futura “Praça da Saúde”, um lugar de encontro entre estudantes dos diferentes cursos da Saúde. Além disso, a arte produzida por Miguel Urion traduz uma das missões do SPA, de produzir cuidado em saúde mental para todes os sujeitos, independente de classe social, etnia, gênero, religião, orientação sexual, enfim… é um espaço de acolhimento e de produção de vida!”, destaca Maia Neto, coordenador do curso de Psicologia da FVJ.

Para a criação da obra houve uma reunião inicial com representantes do curso, onde o artista obteve diversas ideias e reflexões com as quais trabalhou para desenvolvê-la. A construção teve início no dia 6, finalizada em 8 de outubro por conta do feriado nacional. Sendo nomeada como “A união faz a força”, Urion ressalta que: “Após o primeiro croqui, na linguagem artística, pude visualizar o que poderia ser o projeto mural a ser trabalhado. Segui e consegui lapidar, o que veio a ser com a linguagem das diversidades, de modo simples e unindo tudo o que foi dito e pensado em conjunto, para finalmente se tornar uma comum-unidade artística.”

Com um arranjo de diversas cores e formas, a intenção da obra é justamente destacar as diferenças e, segundo Maia salienta: “O colorido da arte trazida por Urion traz essa vivacidade, que já é marca registrada do curso de Psicologia da FVJ.”

Ainda sobre o contexto da obra, o artista realça sua construção e inspirações: “A composição segue uma língua cubista, bem próxima da arte modernista de Henri Matisse, mas também da minha própria linguagem, com seus ideais e ideias de união. O tempo histórico que estamos vivendo aflorou essa obra, para que cores sejam reflexos do futuro, que a alegria supere a dor e tudo que impeça a evolução humana. A obra foi realizada com dois participantes de Fortim: Nilton e Junior, dos quais tive intuito de um resgate social e de reflexão para que a arte seja vista de um modo amplo, além de seu âmbito social. A faculdade deu todo o apoio para a realização em total paz de espírito, todos os quesitos foram preenchidos com sucesso e só tenho a agradecer a valiosa parceria!”

Ficam eternizados nos espaços da FVJ mais uma criação do talentosíssimo Miguel Urion, a quem temos a honra de compartilhar suas obras com a nossa comunidade acadêmica!

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022