fbpx

Artista plástico Miguel Urion cria painel no Serviço de Psicologia Aplicada

Obra foi finalizada na sexta-feira, dia 08 de outubro.
19 de outubro de 2021

A construção do painel no Serviço de Psicologia Aplicada, pensado como parte integrante da IV Semana da Psicologia FVJ, foi desenvolvida pelas mãos do artista plástico Miguel Urion, em colaboração com os participantes Nilton e Junior, além da coordenadora do SPA, Isabelle Oliveira.

“A construção do painel localizado no SPA inaugura mais um dos nossos espaços de diálogo e reflexão da FVJ – a futura “Praça da Saúde”, um lugar de encontro entre estudantes dos diferentes cursos da Saúde. Além disso, a arte produzida por Miguel Urion traduz uma das missões do SPA, de produzir cuidado em saúde mental para todes os sujeitos, independente de classe social, etnia, gênero, religião, orientação sexual, enfim… é um espaço de acolhimento e de produção de vida!”, destaca Maia Neto, coordenador do curso de Psicologia da FVJ.

Para a criação da obra houve uma reunião inicial com representantes do curso, onde o artista obteve diversas ideias e reflexões com as quais trabalhou para desenvolvê-la. A construção teve início no dia 6, finalizada em 8 de outubro por conta do feriado nacional. Sendo nomeada como “A união faz a força”, Urion ressalta que: “Após o primeiro croqui, na linguagem artística, pude visualizar o que poderia ser o projeto mural a ser trabalhado. Segui e consegui lapidar, o que veio a ser com a linguagem das diversidades, de modo simples e unindo tudo o que foi dito e pensado em conjunto, para finalmente se tornar uma comum-unidade artística.”

Com um arranjo de diversas cores e formas, a intenção da obra é justamente destacar as diferenças e, segundo Maia salienta: “O colorido da arte trazida por Urion traz essa vivacidade, que já é marca registrada do curso de Psicologia da FVJ.”

Ainda sobre o contexto da obra, o artista realça sua construção e inspirações: “A composição segue uma língua cubista, bem próxima da arte modernista de Henri Matisse, mas também da minha própria linguagem, com seus ideais e ideias de união. O tempo histórico que estamos vivendo aflorou essa obra, para que cores sejam reflexos do futuro, que a alegria supere a dor e tudo que impeça a evolução humana. A obra foi realizada com dois participantes de Fortim: Nilton e Junior, dos quais tive intuito de um resgate social e de reflexão para que a arte seja vista de um modo amplo, além de seu âmbito social. A faculdade deu todo o apoio para a realização em total paz de espírito, todos os quesitos foram preenchidos com sucesso e só tenho a agradecer a valiosa parceria!”

Ficam eternizados nos espaços da FVJ mais uma criação do talentosíssimo Miguel Urion, a quem temos a honra de compartilhar suas obras com a nossa comunidade acadêmica!

Visualizar galeria
FVJ recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES Campanha é relativa aos anos 2021-2022
3 de dezembro de 2021
Confira os resultados do Vestibular FVJ! Prova foi realizada na EEM Francisca Moreira de Souza, no dia 26 de novembro
2 de dezembro de 2021
A FVJ parabeniza as discentes aprovadas no Exame de Suficiência do CFC Exame é obrigatório para o exercício da profissão pelos bacharéis em ciências contábeis
25 de novembro de 2021