Aula de Antropologia Médica recebe Mãe Kedma de Oyá e grupo aracatiense Fraternidade de Umbanda

Na ocasião, a sacerdotisa de Umbanda enfatizou como vivenciar a espiritualidade no cotidiano, independente de religião.
11 de novembro de 2019

Na manhã do último sábado (09), os discentes da matéria de Antropologia Médica, ministrada pela Antropóloga Dra. Abda Medeiros, realizaram na sala de dança uma “aula de campo” com a presença de Mãe Kedma de Oyá e o grupo aracatiense Fraternidade de Umbanda.

Na ocasião, a sacerdotisa de Umbanda enfatizou como vivenciar a espiritualidade no cotidiano, independente de religião. Destacou que um olhar cuidadoso sobre nós mesmos, a relação com o transcendental e a coerência entre o que se diz e aquilo que se pratica, leva-nos ao bem estar biológico, cultural, psíquico e espiritual. Ela destacou o quanto as demais religiões levam em si de ritos e ritualidades da Umbanda, sendo que Deus, independente dos nomes (Oxalá, Jeová, Allah etc) é único e criador do Universo. Com ele formamos uma teia energética capaz de curar, reerguer e avançar em nossos desafios.

O momento contou com a participação do grupo aracatiense Fraternidade de Umbanda que trouxe para esta vivência espiritual os batuques e a força das entidades afro por meio da música. Destaque para o Hino da Umbanda, o canto a Oxalá (e que representa Deus), Ogum (Orixá da guerra sincronizado a São Jorge) e Iansã (Yabá dos ventos, raios e tempestades em sincronia à Santa Bárbara), bem como uma forte oração de agradecimento pela vida nossa de cada dia.

A aula marcou a homenagem ao Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, e a relevância significativa das práticas de cura nas religiões de matriz africana, Umbanda e Candomblé, módulo estudado recentemente pelos discentes. Isso porque não podemos perder de vista a pluralidade terapêutica, a singularidade do indivíduo e suas narrativas de vida para uma melhor compreensão do que seja saúde e doença. Axé!

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024