O professor Albano Oliveira Nunes teve artigo, em coautoria, selecionado para livro da UFC. Conheça como foi o processo de realização de um trabalho desse tipo e dicas para quem pensa em ser pesquisador. O Professor Albano é Licenciado em Física (UERN); Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN); Doutor em Engenharia de Teleinformática (UFC); Professor da rede pública estadual do Ceará; Professor da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ).
1) Como surgiu a pesquisa e porque da escolha do tema: “Análise da formação continuada de professores da educação básica: a visão discente do curso de aperfeiçoamento em educação ambiental da UFC/MEC/SECADI”?
Professor Albano – A pesquisa de que trata o artigo é fruto da vinculação dos autores a um projeto de extensão em Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão na modalidade de EAD, estes cursos são voltados à formação continuada de professores da educação básica. A Publicação em questão foi oportunizada via edital por uma chamada pública cujo o objetivo era a composição do livro Educação Ambiental na Perspectiva de Transformação do Cotidiano: relação sociedade x natureza. A temática alinha-se tanto com a linha de interesse do livro quanto com o que vem sendo estudado pelos autores em suas trajetórias acadêmicas recente.
2) Qual foi o maior desafio na realização do trabalho?
Professor Albano – O maior desafio da pesquisa residiu, em virtude da sua metodologia, no fato de se exigir uma grande quantidade de participantes e consequentemente o agrupamento de um extenso volume de informações fornecidas por cada participante. Na sequência vem o maior desafio do fazer científico torná-lo público através de algum dos meios de comunicação científica (artigo, comunicações em conferências, livros, relatórios, etc). No caso em questão, buscou-se apresentar aos leitores de forma inteligível, a partir de uma massa considerável dados quantitativos e suas respectivas análises, os resultados obtidos. Vale ressaltar que a metodologia utilizada é baseada em um elenco de afirmações onde o respondente/cursista se posiciona quanto ao seu grau de concordância com relação a afirmativa, isto por meio de uma escala do tipo Likert (Escala psicométrica que varia desde concordo totalmente até discordo totalmente). Isto significa que o respondente não responde a questões diretas, o que possibilitou as conclusões foram os métodos de análise matemática, que proporcionaram a extração de informações implícitas através do reconhecimento de padrões das respostas dos diversos cursistas.
3) Fale um pouco sobre as conclusões do trabalho.
Professor Albano – A conclusão mais significativa que podemos retirar da pesquisa é a de que a metodologia aplicada para identificar aspectos relevantes do curso de extensão ofertado pela UFC aos professores da educação básica mostrou-se adequada para tal propósito, assim como os cursistas, de modo geral, outra questão relevante é que os cursistas demonstraram aprovar a Educação à Distância como ferramenta para formação continuada de docentes. Como falado anteriormente essas inferências foram possíveis com a aplicação de métodos matemáticos de análise, já que os aspectos analisados não encontravam-se explícitos.
4) Deixe uma mensagem/dicas para nossos alunos que pensam em dedicar-se a pesquisa.
Professor Albano – A participação em pesquisa científica em qualquer que seja a área do conhecimento requer um forte preparo técnico/teórico bem como uma dose generosa de dedicação para que o candidato a pesquisador tenha motivação para a atividade. Quanto a dicas, elas podem depender da área a que se quer dedicar, mas de uma forma geral deve-se:
* Escolher um tema que lhe seja motivador, lembre-se que ele vai ocupar a maior parte do seu tempo durante o seu desenvolvimento;
* Fazer uma revisão bibliográfica muito boa que possa lhe fornecer elementos suficientes para conhecer mais profundamente a temática, é necessário que conheça realmente o que já existe na temática;
* Toda pesquisa pressupõe a investigação de um problema, então quando há um conhecimento preliminar do tema, feito na revisão bibliográfica, é a hora de se formular o problema
* Para que se possa investigar o problema é importante que se trace objetivos (geral e específico) que sejam o mais claros possíveis, que sejam ao mesmo tempo desafiador e exequível;
* Deve-se escolher a metodologia que melhor se adapte o estudo do problema de uma forma que possa dar conta do alcance dos objetivos;
* Coletar, organizar e analisar os dados/informações necessárias;
* Analisar e fazer as inferências diante dos dados/informações obtidos;
* Fazer considerações, conclusões e em alguns casos apontar para possíveis investigações que possa vir a serem realizadas posteriormente;
* Comunicar os resultados obtidos fazendo uso de uma das ferramentas de divulgação dos conhecimentos científicos, conforme exposto anteriormente.
Estes e outros passos devem ser respeitados e tornam-se indispensáveis para que as pessoas entrem em contato com sua pesquisa e compreendam o que você faz, pois dessa forma você estará contribuindo com a evolução do conhecimento científico da área a que se dedica.
Saiba mais sobre essa publicação consultando os exemplares disponíveis na biblioteca da FVJ.