“Em uma conjuntura de aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas, o curso de Serviço Social da Faculdade do Vale do Jaguaribe comemorou o Dia dx Assistente Social com muito debate e partilha”, destacou Fernanda Cavalheiro Mendes, coordenadora do curso.
Para a aluna Ester Bernardo, “O momento de hoje foi muito especial, abordamos vários temas e um deles foi o fato da população negra continuar sendo submetida a diversas discriminações e preconceitos.” A aluna ainda apontou a relevância de se discutir isso para o seu próprio aprendizado, que segundo ela possibilitou a quebra de muitos padrões já impostos pela sociedade.
“Historicamente o Brasil é um país escravocrata, na sua origem, e essa população historicamente é excluída e incluída de forma perversa, nos momentos de crise a primeira que vai ‘rodar’, em termos de direito, é essa população”, explicou Jaqueline Lima, psicóloga convidada para o evento.
“O tema desse ano da campanha do CFESS para o dia do Assistente Social é ‘Se Cortam Direitos, Quem é Preta e Pobre Sente Primeiro’ – o Assistente Social no combate aos racismos do cotidiano. Essa é uma discussão para o Serviço Social que ainda é muito recente, é uma discussão muito recente para o Brasil como um todo. Então é de fundamental importância que na faculdade, no processo de formação de novos assistentes sociais que essa discussão seja pautada, e a FVJ dá um passo nisso aqui no Aracati, trazendo esse debate do curso de Serviço Social e fazendo da biblioteca um espaço onde vários outros alunos de outros cursos possam acessar esse debate”, finalizou Cobra Preta, Assistente Social também convidado para ministrar o evento.