Curso de Serviço Social realiza evento em Comemoração ao Dia dx Assistente Social

O evento aconteceu ontem (16), na Biblioteca da FVJ, reunindo alunos, professores e profissionais da área numa noite produtiva de discussão acerca de temas pertinentes ao atual contexto social do país.
17 de maio de 2019

“Em uma conjuntura de aprofundamento da desigualdade social, em que direitos sociais estão sendo ameaçados e retirados por meio de uma orientação neoliberal para as políticas públicas, o curso de Serviço Social da Faculdade do Vale do Jaguaribe comemorou o Dia dx Assistente Social com muito debate e partilha”, destacou Fernanda Cavalheiro Mendes, coordenadora do curso.

Para a aluna Ester Bernardo, “O momento de hoje foi muito especial, abordamos vários temas e um deles foi o fato da população negra continuar sendo submetida a diversas discriminações e preconceitos.” A aluna ainda apontou a relevância de se discutir isso para o seu próprio aprendizado, que segundo ela possibilitou a quebra de muitos padrões já impostos pela sociedade.

“Historicamente o Brasil é um país escravocrata, na sua origem, e essa população historicamente é excluída e incluída de forma perversa, nos momentos de crise a primeira que vai ‘rodar’, em termos de direito, é essa população”, explicou Jaqueline Lima, psicóloga convidada para o evento.

“O tema desse ano da campanha do CFESS para o dia do Assistente Social é ‘Se Cortam Direitos, Quem é Preta e Pobre Sente Primeiro’ – o Assistente Social no combate aos racismos do cotidiano. Essa é uma discussão para o Serviço Social que ainda é muito recente, é uma discussão muito recente para o Brasil como um todo. Então é de fundamental importância que na faculdade, no processo de formação de novos assistentes sociais que essa discussão seja pautada, e a FVJ dá um passo nisso aqui no Aracati, trazendo esse debate do curso de Serviço Social e fazendo da biblioteca um espaço onde vários outros alunos de outros cursos possam acessar esse debate”, finalizou Cobra Preta, Assistente Social também convidado para ministrar o evento.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022