Filme Abril Despedaçado ganha as telas do Cine Club IVJ

Em mais uma sessão do Cine Club IVJ – Curta Canoa, a comunidade acadêmica da FVJ prestigiou uma noite de muito cinema e debate. Ontem (19), foi exibido no auditório da instituição o filme Abril Despedaçado.
20 de abril de 2018

Em mais uma sessão do Cine Club IVJ – Curta Canoa, a comunidade acadêmica da FVJ prestigiou uma noite de muito cinema e debate. Ontem (19), foi exibido no auditório da instituição o filme Abril Despedaçado, do diretor Walter Salles, inspirado no romance “Prilli i Thyer”, do escritor albanês Ismail Kadaré.

Estrelado por Rodrigo Santoro, o filme, que se passa em 1910 no contexto desértico do sertão brasileiro, aborda o conflito de terra entre duas famílias no interior do Nordeste, numa disputa que atravessa gerações. “Esse filme, Abril Despedaçado, eu particularmente já passo há uns três anos lá nas minhas turmas. Por que que eu passo ele? Porque a partir desse filme eu explico conceitos jurídicos, como por exemplo o direito consuetudinário, os costumes, que são fontes do Direito”, destacou Alisson Assunção, professor do curso, que mediou o debate ao lado da professora Geórgia Moura.

A discussão no final do filme envolveu a plateia, onde participavam alunos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. “Eu achei bastante interessante, pois ele mostra um lado que as pessoas muitas vezes não enxergam, as formas que eram tratadas aquelas famílias e muitos outros aspectos interessantes que podem ser debatidos e voltados para os que estão assistindo”, enfatizou o aluno do curso do Direito, Ângelo Remy, sobre sua satisfação em assistir ao longa.

“A arte é magnífica nesse sentido, porque ela nos ajuda a clarificar muitas vezes algo, cumpre esse papel fundamental”, finalizou o professor Alisson.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022