FVJ realiza Sessão de Musicoterapia com o regente Paulo Rogério de Oliveira Jales

Aconteceu ontem (04), um encontro da disciplina de “Práticas Integrativas em Saúde: significados terapêuticos da Música”, trazendo uma Sessão de Musicoterapia com o regente Paulo Rogério de Oliveira Jales.
5 de outubro de 2018

Aconteceu ontem (04), um encontro da disciplina de “Práticas Integrativas em Saúde: significados terapêuticos da Música”, trazendo uma Sessão de Musicoterapia com o regente Paulo Rogério de Oliveira Jales, sob a coordenação da professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros.

A disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, lecionada pela profa. Abda Medeiros, atualmente para as educandas e os educandos do Curso de Farmácia e Fisioterapia, reuniu mais de 50 alunas e alunos, “que puderam experimentar ‘de perto e de dentro’ o quanto a música pode ressignificar vivências no corpo, na alma, nas memórias etc, daí funcionando como terapia e não apenas como meio de aprendizagem”, afirmou a professora.

“Nosso encontro foi alternado entre fundamentação teórica, prática e escuta. A receptividade e participação dos alunos foi muito importante para que pudéssemos alcançar o resultado desejado. Estamos todos de parabéns”, elencou o regente e palestrante convidado, Paulo Rogério de Oliveira Jales. 

O mediador da sessão trabalhou com as alunas e os alunos aspectos teóricos sobre Musicoterapia, mas, também, vivências com sons, cantos e movimento corporal. “A ideia de que a música é terapêutica nos faz pensar imagens que se realocam no indivíduo, possibilitando assim, uma outra lógica de experimentar o sofrimento e as alegrias”, destacou Abda.

“Foi uma experiência mágica vivenciar essa prática integrativa que é a musicoterapia, em que a arte e saúde promovem comunicação, expressão e aprendizado. Em meio a música, a dança, a melodia e o ritmo podemos nos conectar consigo e com o próximo, o terapeuta Jales me proporcionou um momento único, ali apreendi um pouco a teoria do que é a musicoterapia, onde a música atende nossas necessidades, emocionais, físicas, psíquicas, espirituais e sociais, melhorando assim a qualidade de vida”, finalizou a aluna do curso de Farmácia, Vanessa Ribeiro.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024