Aconteceu ontem (04), um encontro da disciplina de “Práticas Integrativas em Saúde: significados terapêuticos da Música”, trazendo uma Sessão de Musicoterapia com o regente Paulo Rogério de Oliveira Jales, sob a coordenação da professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros.
A disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, lecionada pela profa. Abda Medeiros, atualmente para as educandas e os educandos do Curso de Farmácia e Fisioterapia, reuniu mais de 50 alunas e alunos, “que puderam experimentar ‘de perto e de dentro’ o quanto a música pode ressignificar vivências no corpo, na alma, nas memórias etc, daí funcionando como terapia e não apenas como meio de aprendizagem”, afirmou a professora.
“Nosso encontro foi alternado entre fundamentação teórica, prática e escuta. A receptividade e participação dos alunos foi muito importante para que pudéssemos alcançar o resultado desejado. Estamos todos de parabéns”, elencou o regente e palestrante convidado, Paulo Rogério de Oliveira Jales.
O mediador da sessão trabalhou com as alunas e os alunos aspectos teóricos sobre Musicoterapia, mas, também, vivências com sons, cantos e movimento corporal. “A ideia de que a música é terapêutica nos faz pensar imagens que se realocam no indivíduo, possibilitando assim, uma outra lógica de experimentar o sofrimento e as alegrias”, destacou Abda.
“Foi uma experiência mágica vivenciar essa prática integrativa que é a musicoterapia, em que a arte e saúde promovem comunicação, expressão e aprendizado. Em meio a música, a dança, a melodia e o ritmo podemos nos conectar consigo e com o próximo, o terapeuta Jales me proporcionou um momento único, ali apreendi um pouco a teoria do que é a musicoterapia, onde a música atende nossas necessidades, emocionais, físicas, psíquicas, espirituais e sociais, melhorando assim a qualidade de vida”, finalizou a aluna do curso de Farmácia, Vanessa Ribeiro.