Palavra do Mantenedor – FVJ 18 anos

Confira o texto na íntegra.
13 de outubro de 2017

Concedidos os títulos de Doutor Honoris Causa às três personalidades aqui laureadas – o primeiro evento do gênero na Faculdade do Vale do Jaguaribe – estamos certos de que tivemos hoje uma noite de luz que se projeta sobre as mentes dos que fazem esta Faculdade e daqueles que nos vêem na missão sagrada de formar cidadãos e profissionais para o desenvolvimento da sociedade de nosso Estado. Assim, cabe, nesta hora, um olhar sobre a vida da FVJ aos 18 anos de fundação. Seu aniversário nos traz alegria e, ao mesmo tempo, um chamamento para a reflexão.

A Faculdade é sonho e realidade. Iniciados seus trabalhos no último ano do século passado, por um grupo de educadores entusiastas, a Faculdade passou às nossas mãos em dezembro de 2006.

Na medida em que avançamos, observamos que sonho e realidade se entrelaçam e que nos obrigam a uma adaptação constante. Pensamos, muitas vezes, que vai vir o inevitável e vem o inesperado. Ser realista, portanto, é reconhecer o emergente, o que surge de repente, e saber adaptar-se a isso. A nossa vontade não é lei, mas isso não é razão para se ficar conformado.

Com mais de uma dezena de cursos autorizados pelo MEC, trabalhamos numa sociedade que é cada vez menos organizada e mais conectada. Como a emergência do novo é fator que movimenta a sociedade, não podemos na FVJ simplesmente repetir o passado e seguir modelos de fora. Algo original temos que gerar, pois quem não reconhece as mudanças vai julgar o presente pelo passado e, consequentemente, ter uma reação de medo diante do desconhecido.

A missão de educar e formar líderes é árdua, tanto mais porque as inovações tecnológicas afetam a todos de maneira imediata e direta. Inovadora deve ser, então, a educação das pessoas para viver numa sociedade de apressadas mudanças, ou seja, num mundo fluido e volátil. No passado, a identidade de um acadêmico vinha do pertencimento a uma instituição educacional. Hoje cada universitário pensa e decide por si. A solidariedade, pois, tornou-se virtual e variável.

Esses fatos mostram que a Faculdade tem que rever, a cada momento, seu “munus” de educar e ensinar. A grade curricular dos seus cursos, as metodologias empregadas e a avaliação dos seus alunos devem sofrer constantes alterações por força do dinamismo cultural e tecnológico. Portanto, ser atual e ser competente na formação de líderes é ter a capacidade de olhar para frente, captar o emergente e pensar o futuro.

Com 18 anos de trabalho, a FVJ procura definir agora seus pontos internos de mudança e conectar-se cada vez mais com a realidade das inúmeras comunidades do Vale do Jaguaribe e da Costa Leste do Estado. Muitos programas estão sendo realizados e outros tantos gerados, no sentido de aproximar o universitário de sua realidade, transformando-a com o poder da crítica e da técnica.

Ao longo dos últimos anos, a FVJ tem feito um esforço constante no sentido de evitar o descompasso entre o dinamismo da sociedade e sua estrutura educacional. Para isso, reativou o Instituto do Vale do Jaguaribe para a realização de projetos sociais e educacionais ousados, pois as respostas às perguntas de hoje não são as do passado. As respostas do futuro estão sendo inventadas aqui e agora. Aos 18 anos a FVJ se reinventa.

Meus caros laureados, a vida de vocês nos encanta e, por essa razão, fomos impulsionados a conceder-lhes esse título. Suas vidas são uma referência para a comunidade acadêmica, sobretudo para aqueles que se preparam para uma vida profissional futura. Seja qual for o ramo da atividade a que se dediquem, todos precisam ser, como vocês são, gente competente, culta, atual, dedicada ao serviço da comunidade e com profundo amor ao próximo. Aos três, os meus mais sinceros parabéns, fazendo votos que continuem a despertar o interesse dos jovens pelas virtudes que lhes são tão caras.

A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Prefeito de Icapuí Visita Unijaguaribe para Ampliar Parcerias em Prol da Comu... Na manhã de 10 de março de 2025, o prefeito de Icapuí, Francisco Kleiton Pereira, reuniu-se com o reitor da UniJaguaribe, Antônio Henrique Dummar Antero, e o...
11 de março de 2025
Coordenadora de Direito da UniJaguaribe Assume Presidência da Comissão de Ens... Os coordenadores do Curso de Direito e do Núcleo de Práticas Jurídicas da UniJaguaribe marcaram presença na solenidade de posse das novas comissões da OAB Li...
20 de fevereiro de 2025