Participação de docente da FVJ em evento sobre a Consciência Negra

Professora da FVJ participa do IX Diálogos da Consciência Negra na Escola Profissional de Beberibe.
22 de novembro de 2019

Nesta sexta (22), a professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros participou do IX Diálogos da Consciência Negra, na Escola Pedro de Queiroz, em Beberibe. Na ocasião, pela manhã foi realizada a formação de educadores sobre diversidade, etno-racismos e educação, ministrada pelo prof. Tom Jones da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

No período da tarde, a docente ministrou a oficina sobre Identidades, Cultura e Empoderamento para os alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio. Segundo ela, “chegar em uma escola ao som de batuques, almoçar com os demais educadores a culinária brasileira de origem africana, assistir à roda de capoeira e observar tantos jovens experienciando a negritude que faz parte de nossa formação nacional, levam-me a refletir quão significativos são os despertares para essa questão”. Uma Escola em movimento.

Além disso, a oficina ministrada levou para o centro da discussão o gênero da ideologia sobre feminilidades e masculinidades. Segundo a antropóloga, “existe um equívoco na expressão ‘ideologia de gênero’ como forma de inviabilizar as discussões centrais sobre sexo/gênero, macho/fêmea, feminino/masculino, natureza/cultura/desejo”.

O importante é pensar como as ideias de um tempo e de certos grupos sociais estão ligadas às esferas políticas, econômicas, religiosas e educacionais de um modus operandi de pensar, sentir e agir e que deve ser questionado especialmente pelos jovens. Falar em consciências como esquemas de significação cultural é isso e influencia nos modos de existir de cada um de nós.

Visualizar galeria
FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021
Cursos de Férias FVJ: confira a programação completa! Cursos gratuitos e com emissão de certificados, abertos ao público em geral
1 de julho de 2021
Entrega de cestas básicas para o público trans e LGBTQIA+ Encontro aconteceu na última quarta-feira, dia 30
1 de julho de 2021