Nesta sexta (22), a professora e Antropóloga Dra. Abda Medeiros participou do IX Diálogos da Consciência Negra, na Escola Pedro de Queiroz, em Beberibe. Na ocasião, pela manhã foi realizada a formação de educadores sobre diversidade, etno-racismos e educação, ministrada pelo prof. Tom Jones da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).
No período da tarde, a docente ministrou a oficina sobre Identidades, Cultura e Empoderamento para os alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio. Segundo ela, “chegar em uma escola ao som de batuques, almoçar com os demais educadores a culinária brasileira de origem africana, assistir à roda de capoeira e observar tantos jovens experienciando a negritude que faz parte de nossa formação nacional, levam-me a refletir quão significativos são os despertares para essa questão”. Uma Escola em movimento.
Além disso, a oficina ministrada levou para o centro da discussão o gênero da ideologia sobre feminilidades e masculinidades. Segundo a antropóloga, “existe um equívoco na expressão ‘ideologia de gênero’ como forma de inviabilizar as discussões centrais sobre sexo/gênero, macho/fêmea, feminino/masculino, natureza/cultura/desejo”.
O importante é pensar como as ideias de um tempo e de certos grupos sociais estão ligadas às esferas políticas, econômicas, religiosas e educacionais de um modus operandi de pensar, sentir e agir e que deve ser questionado especialmente pelos jovens. Falar em consciências como esquemas de significação cultural é isso e influencia nos modos de existir de cada um de nós.