Professora da FVJ coordenará Grupo de Trabalho em evento de Antropologia com pesquisadores da América Latina e do Caribe

A profa. Dra. Abda Medeiros, docente da instituição, é responsável pelo GT Culturas, Saúde e Arte.
7 de agosto de 2019

Na tarde de ontem (07), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) divulgou a aprovação dos Grupos de Trabalho (GTs) que farão parte da VI Reunião Equatorial de Antropologia – “Diversidades, Adversidades e Resistências” que acontecerá nos dias 9 e 12 de Dezembro, no Brasil, na cidade de Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os grupos aprovados, o destaque vai para o GT Culturas, Saúde e Arte: espaços e possibilidades de compartilhamento para promoção da saúde, coordenado pela Antropóloga e profa. Dra. Abda Medeiros (FVJ/UFC/UERJ/UFF) e pelo prof. Dr. Márcio Mello (Psicanalista e Doutor em Saúde Pública – Fiocruz/Instituto Oswaldo Cruz.) Os debates serão mediados pela Antropóloga Dra. Raquel Gomes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Institut d’Etudes Politiques de Paris).

Na ocasião, o GT receberá trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de graduação, mestrado, doutorado, bem como pesquisadores autônomos, artistas, gestores e trabalhadores da saúde e integrantes de movimentos sociais. O objetivo é reunir relatos de experiências, pesquisas em andamento ou concluídas que dialoguem entre a temática Cultura, Saúde e Arte, refletindo sobre a promoção da saúde por meio das diversas práticas artísticas, como por exemplo, musicalidades, artes visuais, artes plásticas, audiovisuais e etc. Desta forma, unifica-se ciência e arte como expressões de um determinado contexto cultural, potencializando o ser humano e valorizando este campo de investigações acadêmicas.

O GT terá suas atividades organizadas da seguinte maneira: em um primeiro momento será realizado um painel com 3 a 5 relatos de experiências, seguidos de sessões com a apresentação dos trabalhos e finalizando com uma oficina dialógica terapêutica. A oficina consistirá em uma atividade inicial de acolhimento e relaxamento seguida de uma performance artística, tendo como resultado final a produção de uma paródia musical com os termos e temas trabalhados ao longo das atividades do GT, encerrando com a avaliação coletiva desta vivência.

Mais informações: http://www.sextarea.ufba.br/

Visualizar galeria
Equipes do Jaguar Esporte Clube participam de competição no Fortim Final acontece neste sábado, dia 21
20 de dezembro de 2019
Unlocking FVJ 2019.2 Alunos e alunas da FVJ apresentam os melhores trabalhos por curso do Unlocking 2019.2
19 de dezembro de 2019
Preceptores do curso de Fisioterapia da FVJ são aprovados em Mestrado na UERN Os fisioterapeutas Jean Mendes e Rogécio Almeida conseguiram aprovação no Mestrado de Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UE...
13 de dezembro de 2019