Na tarde de ontem (07), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) divulgou a aprovação dos Grupos de Trabalho (GTs) que farão parte da VI Reunião Equatorial de Antropologia – “Diversidades, Adversidades e Resistências” que acontecerá nos dias 9 e 12 de Dezembro, no Brasil, na cidade de Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os grupos aprovados, o destaque vai para o GT Culturas, Saúde e Arte: espaços e possibilidades de compartilhamento para promoção da saúde, coordenado pela Antropóloga e profa. Dra. Abda Medeiros (FVJ/UFC/UERJ/UFF) e pelo prof. Dr. Márcio Mello (Psicanalista e Doutor em Saúde Pública – Fiocruz/Instituto Oswaldo Cruz.) Os debates serão mediados pela Antropóloga Dra. Raquel Gomes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Institut d’Etudes Politiques de Paris).
Na ocasião, o GT receberá trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros de graduação, mestrado, doutorado, bem como pesquisadores autônomos, artistas, gestores e trabalhadores da saúde e integrantes de movimentos sociais. O objetivo é reunir relatos de experiências, pesquisas em andamento ou concluídas que dialoguem entre a temática Cultura, Saúde e Arte, refletindo sobre a promoção da saúde por meio das diversas práticas artísticas, como por exemplo, musicalidades, artes visuais, artes plásticas, audiovisuais e etc. Desta forma, unifica-se ciência e arte como expressões de um determinado contexto cultural, potencializando o ser humano e valorizando este campo de investigações acadêmicas.
O GT terá suas atividades organizadas da seguinte maneira: em um primeiro momento será realizado um painel com 3 a 5 relatos de experiências, seguidos de sessões com a apresentação dos trabalhos e finalizando com uma oficina dialógica terapêutica. A oficina consistirá em uma atividade inicial de acolhimento e relaxamento seguida de uma performance artística, tendo como resultado final a produção de uma paródia musical com os termos e temas trabalhados ao longo das atividades do GT, encerrando com a avaliação coletiva desta vivência.
Mais informações: http://www.sextarea.ufba.br/